19 abril, 2024

Últimas:

Praça da Juventude de Botucatu ganha academia ao ar livre

Anúncios

A Praça da Juventude de Botucatu – “José Fernando Donida”, localizada na entrada da Cohab 1, região sul do Município, acaba de ganhar mais um equipamento gratuito voltado ao lazer e à promoção da saúde da população. Trata-se de uma nova academia ao ar-livre, com 11 aparelhos para exercício físico. Cinco deles voltados à utilização exclusiva de pessoas com deficiência.

Cada um dos aparelhos trabalha uma musculatura  específica do corpo como a região peitoral, o quadril, o abdômen, membros inferiores e superiores, além de auxiliar no equilíbrio, resistência aeróbica, ganho de força e coordenação motora do praticante. E o melhor: todos os exercícios são de baixíssimo impacto, nos quais se levam em conta praticamente apenas o peso da própria pessoa.

Anúncios

O novo equipamento é fruto de doação da Duratex. No âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, a empresa patrocinou o desenvolvimento e implantação do projeto “Vida Ativa”, de iniciativa da Organização Social Esporte Brasil (OSEB), e que contemplou as cidades de Botucatu e Agudos.

Anúncios

“Este é mais um projeto que se concretiza através do benefício da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, que trabalha com renuncia fiscal de imposto de renda da iniciativa privada. Neste caso, com apoio e patrocínio da Duratex, com quem temos desenvolvido essa parceria desde 2012 e que beneficia as cidades que a empresa tem operação”, diz Osvaldo Camargo Júnior, diretor de projetos da Organização Social Esporte Brasil.

“A Duratex gera emprego direto e indireto em Botucatu, mas também tem que ter esse envolvimento com a população através de projetos sociais e esportivos como este. Com apoio das entidades é que as empresas concretizam esses projetos. E neste sentido, a gente consegue ver onde o dinheiro está sendo investido perfeitamente, trazendo benefícios diretos à população”, enfatiza Frederico Matos, engenheiro ambiental da unidade fabril da Duratex em Botucatu.

Promoção à saúde

Inaugurada em abril de 2013, a Praça da Juventude de Botucatu oferece diversas opções para a prática esportiva. Isso inclui quadra coberta, campo de futebol, quadra de areia para vôlei e futebol, pista de caminhada, teatro de arena, pista de skate e salas para o desenvolvimento de inúmeras atividades voltadas a crianças e até o público da Terceira Idade.

“Faltava ainda na Praça da Juventude uma academia ao ar livre, o que irá enriquecer ainda mais o leque de atividades deste espaço esportivo. Já temos 42 academias na Cidade e pretendemos, em breve, dar um novo passo, que é disponibilizar profissionais que possam acompanhar a população durante os exercícios. Inclusive com a oferta de avaliações físicas. Queremos estimular que as pessoas criem tempo para cuidar da sua própria saúde agora para que no futuro não gaste tempo e dinheiro com uma doença”, argumenta o secretário municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida, Franz Burini.

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra e Durafloor, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 15 unidades industriais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia, a Tablemac. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas.

Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2016/2017 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.

Sobre a OSEB

Em novembro de 2009 um grupo de pessoas [professores, esportistas, educadores físicos, fisioterapeutas, administradores, sociólogos, empresários, advogados, médicos, psicólogos, economistas e outros], decidiu criar uma entidade, sem fins lucrativos com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do esporte, da educação e da cultura no Brasil. Como resultado dessa união de esforços foi constituída a OSEB – Organização Social Esporte Brasil.

Trata-se de uma associação jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, constituída em 8 de novembro de 2009 e que foi qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, em 24 de outubro de 2012. A missão dela é contribuir para o desenvolvimento esportivo, educacional e cultural no território brasileiro, através da gestão de projetos, programas, instituições, equipamentos e espaços, públicos ou privados.

Serviço

Praça da Juventude de Botucatu

Av. Mário Barberis, 410 – Cohab 1

Tel.: (14) 3814-7930

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Últimas

Brasiluz ajudará na transmissão de energia elétrica no RJ

Brasiluz ajudará na transmissão de energia elétrica no RJ

19/04/2024

Empresa arrematou lote 8 no norte do estado carioca e fará a instalação de transformadores para...

Categorias