Anúncios
Pelo terceiro dia seguido, Porto Alegre registrou as maiores temperaturas entre todas as capitais do Brasil. Os termômetros chegaram a 39,8ºC na capital gaúcha, segundo medição da estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Essa é também a temperatura mais quente em Porto Alegre desde o início do verão, em 21 de dezembro do ano passado. Antes, o calor recorde havia sido na última terça (11), quando a máxima foi de 38,4°C.
Anúncios
Uma das opções para se refrescar na capital gaúcha foram as praias banhadas pelas águas do Guaíba e da Lagoa dos Patos. Na Praia dos Passarinhos, em Itapuã, na Zona Sul de Porto Alegre, dezenas de banhistas aproveitaram o calor para colocar o pé na areia. Já no fim da tarde, com as nuvens e a grande chance de chuva, o movimento diminuiu.
Nos próximos dias, as temperaturas devem continuar altas em Porto Alegre, mas a chance de novos recordes é baixa. Nesta segunda-feira (17), a temperatura máxima deve ser de 38ºC, de acordo com o Climatempo, com chance de nebulosidade e chuva.
Anúncios
Acima de 40ºC no RS
Se Porto Alegre bateu recordes de calor neste domingo, outras cidades do Rio Grande do Sul registraram temperaturas ainda mais altas. Em pelo menos nove cidades do estado, os termômetros marcaram 40ºC ou mais.
A maior temperatura registrada foi em Teutônia, no Vale do Taquari, onde os termômetros marcaram 41,7ºC.
Veja a lista de maiores temperaturas registradas no Rio Grande do Sul neste domingo:
- Teutônia: 41,7ºC
- Uruguaiana: 41,3ºC
- Quaraí: 41ºC
- Rio Pardo: 40,8ºC
- Campo Bom: 40,6ºC
- Alegrete: 40,5ºC
- São Vicente do Sul: 40,1ºC
- Santa Maria: 40ºC
- Barra do Ribeiro: 40ºC
- São Gabriel: 39,9ºC
- Camaquã: 39,6ºC
Em Estrela, na Região Metropolitana de Porto Alegre, os termômetros de rua – que podem apresentar medições diferentes dos órgãos especializados – chegaram a registrar 43ºC. Carlos Diel, morador da região, diz que a sensação térmica na cidade estava muito desagradável:
“Calorão horrível, insuportável. Estava indo trabalhar de carro e, quando vi a temperatura no termômetro de rua, estacionei e tirei uma foto. Nunca tinha visto algo assim”, diz.
Fonte: G1 – Foto: Nathália King/RBS TV