29 março, 2024

Últimas:

Por que devemos lavar os lençóis com mais frequência

Anúncios

Todos nós gostaríamos de lavar os nossos lençóis com uma regularidade maior, mas sabemos que com um trabalho exigente, uma vida social e uma conta no Netflix, pode ser difícil dedicar-se a esta tarefa.

Aparentemente não estamos sozinhos nesta situação. De acordo com uma nova pesquisa realizada pela empresa YouGov, do Reino Unido, mais de um terço das pessoas espera 14 dias para lavar os lençóis, e 10% de nós só faz isso a cada quatro semanas.

Anúncios

Além do incômodo de não dormir em lençóis limpos e frescos, há uma consequência muito mais assustadora decorrente deste atraso na lavagem, já que não higienizar as roupas de cama com a frequência recomendada pode causar efeitos prejudiciais para a nossa saúde.

A especialista em lavanderia Mary Marlowe Leverette revelou ao ATTN que quando você não lava os seus lençóis, diversas coisas desagradáveis começam a se acumular na sua cama. Estamos falando de suor, sujeira do dia, óleos corporais, saliva, fluidos sexuais e até urina e material fecal. Terrível, não?

Anúncios

Não lavar os lençóis regularmente pode ter consequências terríveis para a sua saúde [Foto: jaymantri.com via Pexels]

E o problema é ainda maior. De acordo com Mary, se a pessoa que dorme nos lençóis não lavados possui um arranhão, corte ou ferida, todas as substâncias acumuladas podem acabar causando uma infecção.

“O pé de atleta e outros fungos podem ser transmitidos a partir dos tecidos,” explica Mary. “Não lavar os lençóis e fronhas com frequência permite que os fluidos se infiltrem nos colchões e travesseiros, e limpá-los exigirá muito mais do que simplesmente jogar a roupa de cama na lavadora.”

Além disso, as células mortas da pele que você elimina durante o sono também podem atrair ácaros causadores de problemas respiratórios, especialmente para alguém que sofra de asma. Quanto mais desleixados formos, mais difícil será voltar para o caminho da limpeza, já que quanto mais tempo você espera até lavar os lençóis, mais difícil será remover as células mortas, ácaros e outros fluidos, pois eles penetram mais profundamente na cama.

Se tudo isso foi suficiente para convencê-lo a fazer uma lavagem agora, Mason Jones, especialista em limpeza da Handy, tem alguns conselhos importantes.

“Idealmente você deveria lavar a roupa de cama uma vez por semana,” explica Mason. “Ao lavar os lençóis, vire-os do avesso, já que isso ajudará a manter a cor por mais tempo. Se possível, tente secá-los ao sol para acabar com as bactérias, mas se esta não for uma opção, você pode passá-los com um ferro quente após a secagem, obtendo o mesmo efeito. As fronhas precisam de uma atenção especial, já que acumulam cabelo e produtos de beleza. Elas devem ser lavadas uma vez por semana, ou até duas vezes se você tem a pele oleosa e suscetível à acne.”

Fonte: Yahoo – Vida e Estilo

Últimas

Palmeiras vence Novorizontino e vai à final do Paulistão

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, o Palmeiras venceu o Novorizontino em seu retorno ao Allianz Parque e avançou à final...

Categorias