Anúncios
Um adolescente de 14 anos foi identificado na quinta-feira (29) pela Polícia Judiciária (PJ) de Portugal como responsável por provocar diversos incêndios florestais em Fafe, distrito de Braga. Segundo a corporação, o jovem teria ateado fogo a áreas de mata em pelo menos três comunidades — Seidões, Ardegão e Arnozela — ao longo deste verão europeu.
De acordo com comunicado oficial, o menor já agia desde os 10 anos, utilizando fósforos para iniciar as chamas. Os incêndios, que chegaram a ocorrer de forma quase diária, consumiram vários hectares de floresta e causaram preocupação entre os moradores da região.
Anúncios
Segundo os jornais locais, as investigações apontam que, neste ano, o adolescente chegou a se deslocar de patinete para áreas florestais, ateando fogo e fugindo.
Segundo a polícia, o comportamento estaria associado a um “quadro de revolta e frustração, dado o seu baixo rendimento escolar e a precariedade das suas relações sociais”. A PJ também não descarta a possibilidade de que o jovem tenha agido em grupo em alguns episódios.
Anúncios
Os locais atingidos pelos incêndios tinham, segundo a corporação, “elevado potencial de propagação de incêndios florestais de grandes dimensões”, o que aumentava o risco devido à vegetação abundante e à geografia da região.
Após ser identificado e interrogado, o adolescente confessou o crime. O caso foi encaminhado ao Tribunal de Família e Menores.
Fonte: Um Só Planeta