Anúncios
As expectativas de um treino bastante equilibrado na Áustria foram confirmadas até o Q2. Mas na etapa final da classificação, a Mercedes foi dominante, e Valtteri Bottas conquistou sua primeira pole position na temporada 2018 com o novo recorde extraoficial da pista, com 1m03s130. De qualquer forma, a briga pela pole foi acirradíssima, com Bottas superando o companheiro de equipe Lewis Hamilton por apenas 0s019. O finlandês recebeu do tricampeão Nelson Piquet um pneu em miniatura como prêmio.
Depois de liderar o terceiro treino livre, Sebastian Vettel brigou de igual para igual com a dupla da Mercedes, chegando mesmo a ser o mais rápido no Q2. Mas na parte final do treino, o alemão não encaixou uma boa volta, e ficou a 0s334 de Bottas, em terceiro. Depois, ainda seria punido por atrapalhar Carlos Sainz, caindo para sexto no grid. Companheiro de Vettel, Kimi Raikkonen foi promovido ao terceiro lugar.
Anúncios
A RBR decepcionou, com Max Verstappen em quarto e Daniel Ricciardo em sétimo. Além da falta de um grande desempenho, a equipe dona do autódromo de Spielberg ainda viu seus pilotos se estranharem no Q3 devido a uma briga pelo melhor posicionamento na pista antes da última volta rápida. Houve até discussão com os engenheiros pelo rádio.
Completaram o grupo dos dez primeiros colocados Romain Grosjean, em quinto com a Haas, além de seu companheiro de equipe Kevin Magnussen, em oitavo, e os dois pilotos da Renault, com Carlos Sainz à frente de Nico Hulkenberg.
Anúncios
Grid de largada do GP da Áustria de F1*
*Sebastian Vettel foi punido em três posições por atrapalhar Carlos Sainz; já Charles Leclerc recebeu penalidade de cinco posições no grid por troca de câmbio.
Fonte: G1