10 de maio, 2025

Últimas:

Por ano, Botucatu registra 60 ocorrências de racismo

Anúncios

Mais de duas mil denúncias de racismo ou por injúria racial foram notificadas no Brasil nos últimos quatro anos. Os dados são da Ouvidoria da Igualdade Racial, órgão da estrutura da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Em Botucatu, de acordo com a delegada responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher, Simone Alves Firmino Tuono, em média, por ano, a DDM registra 60 Boletins de Ocorrência de injúria por preconceito racial. Por mês, são pelo menos cinco casos.

Anúncios

De acordo com a delegada, o racismo ocorre em maior proporção em brigas, discussões em estabelecimentos comerciais ou em vias públicas, como discussões de trânsito. “Vale destacar que esse número se refere apenas a casos contra mulheres, crianças e adolescentes, com até 18 anos. A DDM não registra Boletins de Ocorrência solicitado por homens, eles procuram o Departamento de Polícia”, explica Dra. Simone.

Combate

Anúncios

Para tentar diminuir e combater esse crime, a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Políticas de Inclusão, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com apoio da OAB – 25ª subseção Botucatu, lançaram a campanha “Botucatu Contra o Racismo”. A iniciativa abriu as atividades dentro da Semana da Consciência Negra – 2016.
Na oportunidade foram apresentadas as fotos produzidas pela fotógrafa profissional Malu Ornellas. Elas farão parte desta ação que busca sensibilizar toda comunidade para a identificação de práticas racistas, comentários velados, além de explicar como reagir e quais providências tomar caso seja uma vítima de racismo.

“A campanha nasceu há um ano. Estruturamos e optamos por não utilizar modelos, mas sim membros da sociedade, do nosso dia a dia. A intenção é que estas fotos sejam expostas em outros espaços públicos, de forma itinerante”, diz Cléberson Evangelista, secretário do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

“Esta semana dá visibilidade a uma questão que ainda é indesejável dentro da nossa sociedade, que é do posicionamento preconceituoso. Precisamos avançar com este tema e a campanha serve justamente pra isso, para que possamos construir em todas as instancias princípios e conceitos que tratem a população negra com mais respeito”, argumenta o secretário municipal de Políticas de Inclusão, Paulo Malagutte.
“Infelizmente, por vários motivos, o país vive um clima muito ruim, o que tem se refletido no comportamento da população. Hoje manifestações de ódio, intolerância e discriminação estão explicitas quanto às questões de gênero, etnia e racial. Coisas que até pouco tempo atrás estavam arrefecidas. Por isso esta campanha é bastante oportuna para que combatamos esse tipo de comportamento negativo”, acrescenta o vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios PEQUIM, May 10, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Um gasoduto de gás natural que se estende por 3,000 km na...

Categorias