Anúncios
Um montante de cerca de R$ 39,6 milhões foi apreendido pela Polícia Militar do Maranhão durante uma ação que ocorreu no fim da noite desta segunda-feira, no município de Santa Luzia do Paruá, a cerca de 370 km de São Luís. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, que confirmou o valor, as cédulas encontradas são parte do dinheiro roubado do Banco do Brasil na cidade de Bacabal, em novembro deste ano.
Na ação em que o dinheiro foi encontrado, dez homens foram presos e outros três não resistiram aos ferimentos, depois de serem baleados em um confronto com os policiais. Segundo a PM do Maranhão, os militares abordaram, por volta das 23h desta segunda-feira, uma carreta do tipo baú em Santa Luzia do Paruá. Os integrantes do bando, portando armas de grosso calibre, estavam escondidos no compartimento traseiro do veículo.
Anúncios
Os criminosos, então, abriram fogo contra os policiais, que responderam ao ataque. Ao cessar o fogo cruzado, o bando se entregou. Ainda conforme ressaltou a polícia, o motorista do caminhão, num primeiro momento, chegou a ser tratado como vítima. Após os depoimentos serem prestados, no entanto, os agentes o colocaram como integrante da quadrilha.
Eles foram identificados como Gelsimar Oliveira, Alexandre Moura, Wagner Cesar Oliveira, Robson César Pereira, José Eduardo Zacarias Barboni, Valdeir Carvalho dos Santos e Fábio Batista de Oliveira, esses oriundos do estado de São Paulo; George Ferreira Santos e Ricardo Santos Souza, da Bahia; além do paraense Derli Luiz Gilioli.
Anúncios
Os que não resistiram aos ferimentos durante o confronto foram identificados como Silva Santos, Adenilson Moreira e Renan Santos dos Praseres. Os três também são oriundos de São Paulo.
Além das cédulas recuperadas — o dinheiro estava organizado em malotes —, os policiais também apreenderam 11 fuzis, duas metralhadores .50, pistolas e vários coletes à prova de balas. Os integrantes do bando foram encaminhados para a delegacia regional de Zé Doca, a cerca de 302 km de São Luís.
Ainda conforme informou a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, do dinheiro que foi roubado do Banco do Brasil pelos criminosos no último dia 25 de novembro, já foi recuperado o montante de cerca R$45 milhões.
À época do crime, parte do valor já havia sido encontrado pelos agentes. Na ocasião, oito suspeitos, entre eles dois policiais — um piauiense e outro maranhense — integravam a quadrilha.
Pânico em Bacabal
Em 25 de novembro deste ano, Dezenas de homens fortemente armados provocaram pânico entre moradores de Bacabal. Era noite de domingo. Após o assalto ao banco, o bando ainda atacou o 15º batalhão da Polícia Militar e a Delegacia Regional da Polícia Civil.
Os bandidos queimaram viaturas e montaram barricadas na ponte que liga o município à rodovia BR-360. A PM do Maranhão reagiu à ofensiva do grupo e conseguiu expulsar a quadrilha do município. Naquela ocasião, três suspeitos foram mortos.
Fonte: Extra