22 de fevereiro, 2025

Últimas:

Polícia Civil resgata dezenas de animais vítimas de maus-tratos e prende mulher em flagrante em Avaré

Anúncios

A Polícia Civil de Avaré (SP) realizou, nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, a Operação Resgate, que resultou na apreensão de dezenas de animais em situação de maus-tratos e na prisão em flagrante de uma mulher de 32 anos. Foram resgatados dezenas de cães, gatos, cavalos, ovelhas, coelhos e até papagaios, muitos deles em estado debilitado.

A ação foi deflagrada após uma investigação conduzida pelo 1º Distrito Policial de Avaré, que apurou denúncias sobre um criatório clandestino recebida pelo Setor de Proteção aos Animais (SEPA), da Delegacia Seccional de Polícia. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os policiais encontraram animais sem acesso a alimentação adequada e cuidados veterinários em dois endereços distintos, além de diversas armas e outros materiais suspeitos.

Anúncios

Polícia Civil resgata dezenas de animais vítimas de maus-tratos em Avaré (Foto: Imagens cedidas/Polícia Civil)

A investigação teve início após denúncias de que um suposto canil estaria funcionando em condições precárias. Com base nos indícios coletados, um relatório foi produzido e embasou a expedição de um mandado de busca e apreensão, autorizado pela Justiça.

No endereço localizado no Jardim Presidencial, os agentes encontraram cinco papagaios, um cágado e vários peixes, além de três gatos magros, desidratados e famintos. No mesmo local, foram apreendidas armas de airsoft, uma arma de choque, arco e flecha do tipo “besta” e diversas facas táticas. Apesar do cenário de maus-tratos, um cachorro pertencente à investigada foi encontrado em boas condições de saúde.

Anúncios

No mesmo local, foram apreendidas diversas armas (Foto: Imagem cedida/Polícia Civil)

Já no sítio localizado no bairro Escaramuça, foram identificadas graves condições de negligência. No local, os policiais encontraram quatro cachorros soltos e outros confinados em pequenos recintos, incluindo quatorze cães da raça spitz-alemão em um único espaço, além de outros cães da mesma raça e bassets acondicionados em locais sujos e sem alimentação ou água. Alguns dos cães apresentavam doenças de pele e problemas graves nos olhos, possivelmente causados por parasitas.

Além dos cães, o sítio abrigava vinte e um porcos (nove filhotes e doze adultos), cuja ração estava contaminada com larvas, além de seis cavalos extremamente magros, mantidos em um pasto sem qualquer alimento. Os policiais também encontraram seis coelhos em um espaço insalubre, com água contaminada por lodo e sinais de doenças de pele, bem como oito ovelhas que estavam sem acesso a ração e água potável.

Sítio abrigava vinte e um porcos (nove filhotes e doze adultos) (Foto: Imagem cedida/Polícia Civil)

O resgate contou com o apoio de uma ONG especializada na proteção animal, que ficou responsável pelo acolhimento de parte dos bichos. Os gatos, um dos cachorros e os coelhos foram encaminhados à ONG, enquanto os animais encontrados no sítio ficaram sob a responsabilidade do caseiro da propriedade, que assinou um termo de depósito.

Diante das evidências, a mulher responsável pelo criatório recebeu voz de prisão em flagrante pelos crimes de maus-tratos a animais e por manter espécimes da fauna silvestre ilegalmente. As leis ambientais vigentes estabelecem penas que podem chegar a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de manter animais sob sua guarda.

A Polícia Civil reforça o compromisso no combate aos crimes contra os animais e orienta que a população denuncie situações suspeitas, garantindo a proteção e o bem-estar dos bichos. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através dos canais oficiais da Polícia Civil, entre eles o Disque 197

Os policiais também encontraram seis coelhos em um espaço insalubre, com água contaminada por lodo e sinais de doenças de pele (Foto: Imagem cedida/Polícia Civil)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ação rápida e estratégica dos policiais evitou um desfecho trágico; homem recebeu atendimento médico e permanece sob cuidados psiquiátricos....

Categorias