19 de novembro, 2024

Últimas:

Polícia Civil investiga corridas clandestinas de charretes no interior de SP. Vídeo flagra momento de queda de cavalo; assista

Anúncios

A Polícia Civil investiga denúncias de que um grupo de pessoas estaria organizando corridas de charrete clandestinas em Cordeirópolis (SP). Um vídeo registrado na cidade mostra a competição sendo feita sem segurança e um cavalo caindo e se ferindo durante o evento. A situação é configurada como maus-tratos.

Segundo o Pelotão Ambiental do município, somente este ano já foram sete denúncias de corrida de cavalos com charrete em vários locais de Cordeirópolis. Apesar deste tipo de evento ser permitido, a forma como ela vem sendo feita na cidade é ilegal.

Anúncios

Um vídeo registrado no dia 25 de abril, na zona rural do município, mostra um dos animais se ferindo durante a competição, além de diversas irregularidades.

Segundo o Pelotão Ambiental, a competição não poderia ter sido realizada no local, e sim em um espaço adequado, com chão de terra batido e proteção nas laterais. Além disso, a presença de um veterinário é obrigatória.

Anúncios

Também é preciso que os animais estejam usando equipamentos de proteção, como ferraduras específicas para a atividade, joelheiras, caneleiras, entre outros, para não se machucarem.

No caso do vídeo, há ainda a suspeita de que os cavalos foram dopados para não sentirem dor.

Série de denúncias

Guarda municipal do Pelotão Ambiental de Cordeirópolis, Marinaldo Luís Philomeno explicou que as denúncias sobre as corridas de cavalo têm sido enviadas há pelo menos dois meses à corporação, com relatos sobre a prática em diferentes pontos da cidade, na zona rural.

“Chegaram denúncias também sobre mais dois animais, que em datas anteriores o pessoal teria usado os animais para corridas. Um deles chegou a quebrar a pata e tiveram que sacrificar o animal e um outro, no dia seguinte, após a corrida, teria morrido. Estão chegando várias denúncias a respeito de que estão dopando os animais para as práticas das corridas, o que caracteriza os maus-tratos também”, informou.

O caso registrado em vídeo, segundo Philomeno, ocorreu na Estrada do Barro Preto, em frente a uma empresa do município.

“Conseguimos identificar o rapaz que estava no cavalo no momento da queda. Ele vai responder por maus-tratos a animais. Foi feito boletim de ocorrência, o qual foi encaminhado à Polícia Civil, que agora vai dar prosseguimento ao caso. Ele foi multado pela lei do município também, por R$ 6 mil”, acrescentou.

A situação é configurada como maus-tratos, já que não houve qualquer tipo de cuidado com a saúde, segurança ou bem estar dos animais, que foram expostos a diversos riscos, como atropelamento, queimaduras e fraturas.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Impulso.Space USA Corp. sente o prazer de anunciar a assinatura de um contrato de serviços de lançamento multimissão...

Categorias