Anúncios
No dia 3 de outubro de 2024, a Polícia Militar de Botucatu apresentou à Delegacia de Investigações Gerais de Botucatu três indivíduos suspeitos de envolvimento em um esquema de estelionato. Durante a operação, foram apreendidos crachás e formulários falsificados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), novos aparelhos de telefonia celular, a quantia de R$ 702,00 e o veículo automotor utilizado na prática criminosa.
Após o registro do Boletim de Ocorrência, as forças policiais civis da delegacia especializada iniciaram diligências para esclarecer o modus operandi da associação criminosa. Segundo as investigações, os suspeitos utilizaram informações bancárias privilegiadas para se aproximar das vítimas. Eles visitaram a residência dos correntistas, apresentando-se como funcionários do IBGE, e fizeram questionamentos aleatórios com o intuito de ganhar a confiança das vítimas e persuadi-las a tirar uma fotografia “selfie”.
Anúncios
Com a selfie obtida, os criminosos conseguiram acessar as contas bancárias das vítimas por meio de aplicativos de celular, efetuando transferências indevidas. Até o momento, foram identificadas 17 vítimas possíveis do esquema, todas originárias da Grande São Paulo. As investigações continuam em andamento para identificar e desmantelar completamente a organização criminosa.
A Polícia Civil reforça a importância de que a população esteja atenta a abordagens suspeitas e recomenda que, em caso de dúvida sobre a veracidade da identidade de um funcionário do IBGE ou de qualquer instituição, os cidadãos entrem em contato diretamente com a organização oficial antes de fornecer qualquer informação pessoal ou realização de ações solicitadas pelos visitantes.
Anúncios
Em caso de golpe, é fundamental do registro do Boletim de Ocorrência para que os responsáveis sejam identificados e indiciados.