Anúncios
A polícia matou a tiros nesta segunda-feira o terrorista que dirigia a van que atropelou centenas de pessoas, matando 13, em Barcelona na semana passada. Younes Abouyaaqoub, de 22 anos, foi abatido em Subirats, subúrbio da capital catalã, segundo confirmado pelos Mossos d’Esquadra nesta segunda-feira no Twitter. De acordo com as autoridades, ele carregava um cinturão com explosivos falsos no momento em que foi preso, e foi alvejado pelos agentes de segurança que estavam a 15 metros de distância.
“Confirmamos que o homem abatido em Subirats é Younes Abouyaaqoub, autor do ataque terrorista em Barcelona”, escreveu a polícia no Twitter. No momento, a polícia tenta descobrir se Abouyaaqoub contava com algum cúmplice no local onde foi morto. O jovem, que estava foragido, é responsável ainda por matar a facadas um ex-jogador de futebol enquanto fugia da cena do crime. O número de mortos, no entanto, é de 15, pois uma outra vítima morreu em um atentado subsequente na cidade vizinha de Cambrils no mesmo dia do atropelamento.
Anúncios
De acordo com as primeiras informações, uma mulher relatou à polícia a presença de alguém parecido com as imagens divulgadas do fugitivo na zona de Subirats, a 1h45 de Barcelona. Uma patrulha da polícia foi enviada ao local e, em confronto em um área de vinhedos, disparou contra o suspeito que foi detido pelos agentes. O homem gritou para Alá antes de ser alvejado, segundo a agência Europa Press.
O terrorista, de 22 anos, tinha origem marroquina e morava em Ripoll, na província catalã de Girona, assim como boa parte da célula que realizou os atentados em Barcelona e Cambrils na semana passada. As autoridades divulgaram fotos de Younes, que tem aproximadamente 1,80 metros, pele escura, cabelo curto, possivelmente com barba.
Anúncios
A polícia identificou Abouyaaqoub como o motorista da van que atropelou pedestres nas Ramblas a partir de documentos encontrados no veículo usado no atentado, inclusive o aluguel do furgão, e também por evidências científicas e testemunhos sobre sua fuga. Após cometer o ataque, reivindicado pelo Estado Islâmico, na quinta-feira passada, Younes fugiu pelo Mercado La Boquería, segundo imagens de câmera de segurança no estabelecimento. As polícias europeias foram notificadas da informação para ampliar a busca pelo foragido na Europa.
Fonte: Extra