25 de novembro, 2024

Últimas:

Polícia alemã oferece 500 mil euros de recompensa por joias roubadas

Anúncios

A polícia alemã ofereceu nesta quinta-feira (28/11) uma recompensa de 500 mil euros por informações que levem à recuperação das joias do século 18 roubadas no museu Grünes Gewölbe (Abóbada Verde), no Palácio Real em Dresden, e à prisão dos ladrões.

Em comunicado, a polícia e a promotoria disseram que não deixarão “pedra sobre pedra para resolver o caso”. Atualmente, 40 investigadores trabalham no caso. As autoridades procuram por quatro suspeitos.

Anúncios

Um grande broche de diamante e uma dragona de diamantes estão entre os objetos roubados do museu na segunda-feira. O tesouro pertencia ao príncipe da Saxônia Augusto, o Forte (1670-1733). Os três conjuntos de joias barrocas levados compunham-se de dezenas de gemas. A imprensa alemã relatou que o valor dos artefatos roubados seria em torno de 1 bilhão de euros.

Joias são furtadas de museu de Dresden, na Alemanha
Joias são furtadas de museu de Dresden, na Alemanha (Foto: Reprodução)

Imagens das câmeras de segurança mostraram o momento no qual um dos suspeitos arrebenta a vitrine onde estavam as joias com um machado.

Anúncios

Além de um carro queimado, que foi utilizado na fuga, a polícia ainda não possui nenhuma pista significativa sobre os ladrões. Ao todo, as autoridades receberam 342 possíveis pistas da população, incluindo fotografias e vídeos.

As autoridades de Dresden estão também em contato com a polícia de Berlim para investigar possíveis ligações com o roubo de uma moeda de ouro de cem quilos com a imagem da rainha Elizabeth 2°, conhecida como “Big Maple Leaf”, que ocorreu no Museu Bode, em 2017. Quatro suspeitos, ligado a um clã libanês, foram presos na época.

O roubo em Dresden ocorreu na segunda-feira de madrugada. O museu possui uma das maiores coleções de tesouros barrocos na Europa e abriga em torno de 4 mil objetos de alto valor feitos de ouro, prata, pedras preciosas e marfim, entre outros materiais valiosos.

A polícia foi alertada por volta das 5 horas da manhã. Os ladrões entraram no local por uma janela após cortarem uma grade e quebrarem o vidro.

É possível que o abastecimento de energia elétrica do museu tenha sido sabotado antes da invasão ao local. Segundo a empresa de energia, um incêndio numa caixa de junção provocou uma interrupção no abastecimento elétrico da região. As luzes das ruas ficaram apagadas no momento do crime, o que prejudicou a iluminação em frente à janela utilizada pelos criminosos para entrar no local. A ligação entre a pane e o roubo ainda está sendo investigada.

Fonte: Yahoo!


Talvez te interesse

Últimas

A FairFood anuncia o lançamento de uma plataforma que facilita o acesso a informações sobre marcas certificadas como Vacas A2A2....

Categorias