26 abril, 2024

Últimas:

Polêmica: Ministério Público pede que vídeos de youtubers mirins sejam retirados do ar

Anúncios

Através de uma ação pública, na qual fazem parte vídeos de youtubers mirins como Julia Silva, Felipe Calixto, Manoela Antelo, Gabriela Saraivah, Duda MG e o canal Vida de Amy, o Ministério Público do Estado de São Paulo solicitou que o Youtube retire os vídeos de crianças que fazem propaganda velada de brinquedos destinados ao público infantil.

A grande questão para o MP é que essas publicidades muitas vezes não são explicitas, os youtubers apenas aparecem abrindo brinquedos populares entre o público infantil, por exemplo, a boneca LOL. Cria-se um falso desejo nos inscritos, que admiram quem está gravando os vídeos e querem ter o mesmo que a outra criança tem. Eles ainda não tem completo discernimento, por isso é uma prática abusiva.

Anúncios

“Diante do abuso propiciado pela publicidade indireta por meio da ação de youtubers mirins, a plataforma Youtube, que não é destinada a menores de 18 anos, mantém-se inerte em relação às comunicações mercadológicas abusivas praticadas em face do público infanto-juvenil, deixando diversas crianças e adolescentes expostas a estratégias abusivas de venda ao não adequar suas políticas de uso”, afirma o MP na ação.

Tudo começou com uma denúncia do Instituto Alana sobre uma campanha promovida pela Julia Silva, influenciadora digital de 13 anos, que incentivava os mais de 4 milhões de inscritos a cumprirem desafios envolvendo as bonecas Monster High. Os melhores iriam ser premiadas com as bonecas e teriam a chance de se encontrar com a dona do canal.

Anúncios

O núcleo técnico do MP concluiu que não estava claro que era uma publicidade, já que a informação de propaganda não aparecia com clareza nos vídeos da menina.

Ministério público pede que, além dos vídeos serem retirados do ar, que o Google impeça o Youtube de monetizar os vídeos que violam os direitos das crianças para que a plataforma não seja um meio possível de burlar as regras que já existem no mercado em relação a publicidade infantil.

A Mattel e a Candide, fábricas de brinquedos que estão envolvidas na ação, quando procuradas não se pronunciaram sobre o assunto e o Google informou que não comenta casos específicos.

Fonte: Pais & Filhos

Últimas

Arki1 conquista prêmio de Google Cloud 2024 na América Latina

26/04/2024

Vencedora do prêmio Partner of the Year pelo 5º ano consecutivo, empresa oferece treinamento especializado na...

Categorias