28 março, 2024

Últimas:

PM confirma nove mortes entre bombeiros civis soterrados em gruta no interior de SP

Anúncios

A Polícia Militar confirmou neste domingo (31) nove mortes envolvendo os bombeiros civis soterrados no desabamento em uma gruta na zona rural de Altinópolis (SP).

As vítimas são duas mulheres e um homem — seis ainda não tiveram o sexo informado –, de acordo com o tenente coronel da Polícia Militar e coordenador regional da Defesa Civil, Rodrigo Quintino. A identidade delas não foi revelada.

Anúncios

O tenente coronel informou que dos 10 soterrados, apenas um foi resgatado com vida. Outras seis pessoas ficaram feridas, mas não chegaram a ficar presas. As vítimas foram levadas ao Hospital de Misericórdia de Altinópolis e já receberam alta.

A princípio, o Corpo de Bombeiros chegou a informar que 12 pessoas tinham sido soterradas e que cinco foram resgatadas com vida. A informação com os números de soterrados e de socorridos foi atualizada por volta das 14h45 pela corporação.

Anúncios

Um posto de comando unificado foi montado no local para auxiliar os trabalhos na Gruta Duas Bocas, que fica perto da Gruta Itambé, conhecido ponto turístico na cidade. O major Rodrigo Leal, comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, disse que 14 homens trabalharam exclusivamente na gruta.

A corporação encerrou as buscas por volta das 19h. Cinco corpos retirados do local do acidente já foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).

As equipes ainda trabalham no transporte de outras quatro vítimas até o ponto de apoio montado às margens da rodovia. Segundo os bombeiros, os corpos das vítimas serão levadas por uma trilha menor. Por causa da escuridão, o helicóptero Águia, da PM, não pode auxiliar o transporte à noite.

A chuva forte que atinge a região desde a tarde de sábado dificulta ainda mais a ação.

Corpo de Bombeiros trabalha no resgate de bombeiros civis soterrados em gruta em Altinópolis, SP — Foto: Divulgação
Corpo de Bombeiros trabalha no resgate de bombeiros civis soterrados em gruta em Altinópolis, SP (Foto: Divulgação)

Teto desabou durante treinamento

O desmoronamento aconteceu por volta da 1h. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 28 bombeiros civis e instrutores faziam um treinamento no interior da gruta quando o teto da caverna desabou, deixando parte do grupo retido. A atividade era promovida por uma escola especializada.

Segundo a professora Cristina Trifoni, mãe do instrutor Rodrigo Trifoni, o grupo passaria a noite no local como parte do treinamento. O filho dela, de 32 anos, é uma das vítimas.

Por volta das 9h45, o Corpo de Bombeiros informou que a primeira vítima foi retirada com vida. O local, de acordo com a corporação, colapsaou e havia risco de novos desmoronamentos. Foi preciso escorar a área para que o trabalho de resgate seja feito de forma segura.

O helicóptero Águia, da Polícia Militar, auxiliou no transporte de bombeiros e socorristas até a entrada da gruta.

Em nota, o governo do estado informou que uma força-tarefa foi montada no local. Especialistas em resgate, técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foram levados de helicóptero a Altinópolis para reforçar o trabalho.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros informaram que não foram comunicados anteriormente sobre a realização do treinamento.

Fonte: G1 – Foto: Divulgação/Polícia Militar

Últimas

Advogada lança formação completa em Legal Design

Advogada lança formação completa em Legal Design

28/03/2024

Segundo a especialista Gabriella Ibrahim, metodologia facilita o entendimento da linguagem jurídica e também otimiza a...

Categorias