20 abril, 2024

Últimas:

Plataforma de currículos de pesquisadores é restabelecida, após pane

Anúncios

Plataforma Lattes, que reúne currículos e informações de grupos de pesquisas de pesquisadores e professores, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), voltou ao ar.

Após uma pane, o sistema caiu no dia 23 de julho e gerou apreensão na comunidade acadêmica. A Plataforma Lattes é utilizada em diversos processos acadêmicos como identificador e comprovador dos currículos e qualificações de pesquisadores e professores.

Anúncios

Segundo comunicado do CNPq divulgado ontem (7), a plataforma restabelecida permite que as pessoas atualizem e baixem os currículos. O informe, contudo, não traz informação sobre as causas que levaram ao problema no sistema e se houve alguma perda de dados.

Na sexta-feira (6) o presidente do órgão, Evaldo Vilela, publicou nas redes sociais do CNPq uma declaração sobre o processo de tentativa de recuperação dos dados. Ele afirmou que há uma migração de equipamentos antigos para novos.

Anúncios

“Compramos no fim do ano passado dois equipamentos novos de armazenamento. Começamos a migrar. Agora estamos continuando. O armazenamento antigo apagou de uma certa maneira, ele foi recuperado, mas está lento. Preservamos os dados mas temos que tratá-los com certa cautela”, disse Vilela.

Plataforma Carlos Chagas

O comunicado do CNPq não informa a situação da plataforma Carlos Chagas. Ela também saiu do ar após a pane no sistema do CNPq. A plataforma reúne informações sobre bolsas e auxílios, incluindo todos os procedimentos para a solicitação e concessão desses, como pareceres e prestação de contas.

Reações

O problema gerou reações de entidades da comunidade acadêmica. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou nota dias atrás na qual requerem que o governo federal recupere o orçamento do órgão e condições para que haja manutenção periódica dos sistemas computacionais.

“Diante desses eventos sem precedentes, a SBPC vem manifestar sua consternação e preocupação com a evidente fragilidade da infraestrutura do CNPq. Recursos financeiros para a correta manutenção da infraestrutura e sistemas computacionais importantes para a ciência no país são cruciais para o sistema de C&T nacional”, diz a carta.

A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e aguarda retorno.

Fonte: Agência Brasil

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias