Piloto sobrevive e faz contato por celular após monomotor agrícola cair no interior de SP

O piloto de uma aeronave que caiu em Itariri, no interior de São Paulo, utilizou o celular para entrar em contato e por meio de mensagens, avisou que estava vivo. O acidente aconteceu na manhã deste sábado (8) e a vítima foi socorrida pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. Ainda não há informações sobre o que causou a queda da aeronave.

De acordo com a Polícia Militar, a aeronave decolou no início da manhã de uma pista localizada no distrito Ana Dias, em Itariri, próximo à Estrada da Banana, para fazer a pulverização de um bananal. Pouco após a decolagem, por volta das 10h, a torre de controle perdeu o contato com o piloto.

A empresa responsável pelo serviço tentou contato com outras pistas, mas não localizou o monomotor. Com isso, equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas e iniciaram as buscas pela aeronave.

Piloto de monomotor que caiu em fazenda em Itariri (SP) foi encaminhado ao Pronto Socorro da cidade — Foto: Dione Aguiar/G1
Piloto de monomotor que caiu em fazenda em Itariri (SP) foi encaminhado ao Pronto Socorro da cidade (Foto: Dione Aguiar/G1)

“Foi mobilizado, ao todo, mais de 20 bombeiros, entre também o efetivo da Polícia Militar e o Grupamento Aéreo de Praia Grande”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Alexandre Costa.

Ainda de acordo Corpo de Bombeiros, horas após as buscas, o piloto conseguiu enviar uma mensagem via celular. “As informações, a princípio, estavam desencontradas, mas o próprio piloto mandou a localização da queda da aeronave, o que facilitou a nossa busca.”

Ele foi resgatado pelo helicóptero Águia da Polícia Militar em uma fazenda da região e encaminhado para o Pronto Socorro de Itariri com ferimentos nos braços e nas pernas. As causas da queda do monomotor ainda serão apuradas.

Em nota, a Força Aérea Brasileira informa que Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave PT-OST neste sábado.

A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo CENIPA terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.

Imagem mostra monomotor semelhante ao que caiu em Itariri (SP) — Foto: Dione Aguiar/G1
Imagem mostra monomotor semelhante ao que caiu em Itariri (SP) (Foto: Dione Aguiar/G1)

Fonte: G1

Scroll Up