29 março, 2024

Últimas:

Peter Fonda, ator de ‘Easy rider’, morre ao 79 anos

Anúncios

O ator Peter Fonda, que ficou famoso pelo filme “Easy rider” (título traduzido no Brasil para “Sem destino”), morreu nesta sexta-feira (16) aos 79 anos.

Segundo a revista “People”, ele tinha câncer de pulmão e teve insuficiência pulmonar.

Anúncios

A família enviou um comunicado à “People”: “É com profundo pesar que compartilhamos esta notícia. Peter morreu pacificamente na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, às 11h05, em sua casa em Los Angeles, cercado por sua família”.

“É um dos momentos mais tristes das nossas vidas, nós não conseguimos encontrar as palavras para expressar a dor nos nossos corações”, comunicou a família.

Anúncios

“Enquanto lamentamos a perda deste doce e gracioso homem, também desejamos que todos celebrem seu espírito indomável e amor pela vida. Em homenagem a Peter, por favor façam um brinde à liberdade”, disse a família Fonda.

Peter nasceu em Nova York e fazia parte de uma família de atores – era filho de Henry Fonda e irmão de Jane Fonda.

Ele começou a carreira na Broadway, no começo dos anos 1960. Os elogios e prêmios o levaram ao cinema.

Em 1963, estrelou seu primeiro filme, a comédia romântica “Artimanhas do Amor”. No mesmo ano, também fez parte do elenco de “Os Vitoriosos”, drama sobre a Segunda Guerra Mundial.

‘Easy rider’

O filme que impulsionou sua carreira, “Easy rider”, teve também sua participação no roteiro e produção, além de atuação.

“Easy rider” foi um marco na contracultura do final dos anos 1960, e também teve no elenco Dennis Hopper e Jack Nicholson, que concorreu a melhor ator coadjuvante no Oscar. A trilha sonora tinha a clássica “Born to be wild”, da banda Stephenwolf.

A filmografia de Fonda tem ainda filmes mais recentes como “Os indomáveis” (2007), “Motoqueiro Fantasma” (2007) e “Fuga de Los Angeles” (1996).

Duas indicações ao Oscar

Peter Fonda concorreu ao Oscar pelo roteiro de “Easy rider”. Mais tarde, ele também foi indicado pela atuação no filme “O ouro de Ulisses”, de 1997.

Ele ganhou o Globo de Ouro pela atuação em “O ouro de Ulisses” e também por pela minissérie “The passion of Ayn Rand”, em 2000.

Peter deixa dois filhos: Justin Fonda e a atriz Bridget Fonda.

Filmes a serem lançados

Ele deixa filmes a serem lançados nos próximos meses, como o drama de guerra “The Last Full Measure”. Previsto para outubro, ele tem Samuel L. Jackson, Christopher Plummer, Ed Harris e William Hurt.

Com lançamento marcado para julho de 2020, “Skate God” é uma fição científica sobre um skatista que descobre ser descendente de um Deus grego em um futuro distópico.

O ator Peter Fonda em 2016 — Foto: AP
O ator Peter Fonda em 2016 (Fotos: Reprodução)

Fonte: G1

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias