Anúncios
Adultos com mais de 18 anos, sem comorbidade, poderão se inscrever a partir desta sexta-feira (18) na lista da “xepa” da vacina contra a Covid-19 das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo, conforme o novo instrutivo da prefeitura.
Podem colocar o nome na lista:
Anúncios
- Acadêmicos em Saúde em estágio, independentemente do período de formação nas categorias profissionais;
- Estudantes de área técnica em Saúde em estágio, independentemente do período de formação nas categorias profissionais;
- Pessoas com mais de 18 anos de idade.
Para incluir o nome na lista de espera da vacinação contra a Covid, a chamada “xepa”, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista solicitam documento com foto, carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço. A inclusão deve ser feita pessoalmente, mas algumas UBSs ouvidas fazem o processo por telefone.
Chamada “xepa”, a lista de espera visa não desperdiçar doses remanescentes da vacina contra a Covid.
Anúncios
Listas lotadas
Segundo funcionários, as listas estão lotadas. O G1 entrou em contato com 12 UBSs na cidade de São Paulo, nas Zonas Sul, Central, Leste e Norte. Dessas, somente 6 atenderam o telefone.
Duas delas, nas zonas Sul e Leste, informaram que é possível colocar o nome na lista por telefone. O restante pede que o interessado se apresente pessoalmente, munido de documento com foto, carteirinha do SUS e, em alguns casos, também um comprovante de endereço.
As pessoas podem incluir o nome na lista das 7h às 19h.
No município de São Paulo, além das 486 UBSs, a vacinação contra a Covid-19 acontece em três Centros de Saúde e em 17 Serviços de Atenção Especializadas (Saes).
Filas nos postos de saúde
A cidade de São Paulo voltou a registrar filas de espera para a vacinação contra Covid nos postos de saúde. Para evitar aglomerações, a Prefeitura lançou o “De Olho Na Fila”, uma página online que mostra a situação de espera nos postos de vacinação contra Covid-19 que estão em funcionamento na capital.
Para saber a situação dos postos no “Filômetro” da Prefeitura existem três categorias de postos de vacinação: “Posto Volante”, “Drive-Thru” e “Mega Posto”.
Basta clicar na de sua preferência e todos os endereços da modalidade aparecerão, acompanhados da situação em que se encontram as filas no local, o último horário em que a informação foi atualizada e uma classificação por cores, na qual “Verde” = sem filas, “Amarelo” = fila pequena, “Laranja” = fila média, “Vermelho” = fila grande e “Cinza” = dados indisponíveis.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o site “De Olho na fila” atingiu a marca de mais de 1,6 milhão de acessos em apenas três dias. Lançado na terça-feira (15), o objetivo do portal é justamente informar aos munícipes, em tempo real, como estão as filas nos postos de vacinação contra a Covid-19 em todas as regiões da cidade.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Como funciona a xepa
Na capital paulista, a orientação para a “xepa” é a de que a unidade de saúde mantenha listas de espera com os telefones dos usuários elegíveis para convocação. Por meio de instrutivos técnicos, a prefeitura orienta quais pessoas devem ser prioridade nessas listas.
Em fevereiro, a Secretaria da Saúde chegou a inserir em uma nota técnica a orientação de que qualquer pessoa com mais de 18 anos poderia ser vacinada para não haver descarte de doses, mas a ordem foi revista posteriormente.
A orientação ocorreu após o G1 revelar que funcionários das unidades se organizavam em grupos de WhatsApp para distribuir doses da CoronaVac que sobravam de frascos multidose e que houve descarte em postos de saúde que não conseguiram redistribuir as vacinas excedentes para idosos da faixa etária autorizada.
Neste mês, a Prefeitura de São Paulo alterou novamente as regras sobre quem pode se inscrever na fila de espera de postos de saúde para receber doses remanescentes.
A unidade de Saúde deverá manter listas de espera com os usuários, residentes da cidade de São Paulo, elegíveis em sua área de abrangência: moradores, estudantes e quem trabalha na região da unidade (necessário apresentar documentação com endereço) com telefones para convocação deste público.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
“A orientação é fazer a inscrição na lista de doses remanescentes próxima ao trabalhou a residência de uma forma que a pessoa consiga chegar rapidamente quando for chamado”, afirma o coordenador da Secretária da Saúde, Luiz Artur Vieira Caldeira. Ele informou que no município mais de 1800 pessoas são atendidas pela lista da “xepa” por dia.
Fonte: G1 – Foto: Aldieres Batista/Divulgação