23 abril, 2024

Últimas:

Pesquisadores brasileiros são premiados por criar leite materno em pó

Anúncios

As fórmulas infantis foram criadas para alimentar os bebês cujas mães não podem amamentar por diversas razões. Entretanto, esse leite industrializado, em breve, poderá ser substituído pelo leite materno em pó, criado por dois brasileiros e que recentemente ganhou até prêmio.

Brasileiros criam leite materno em pó

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o leite materno seja o único alimento do bebê até os primeiros seis meses de vida e como complemento até os 2 anos ou mais.

Anúncios

bebe amamentacao mae seio 1019 1400x800
DMYTRO VIETROV/SHUTTERSTOCK

O problema é que, algumas mães, não conseguem amamentar seus filhos por motivos diversos e acabam introduzindo as famosas fórmulas infantis, que apesar de serem muito semelhantes ao leite materno, têm custo elevado e não são exatamente iguais ao alimento produzido pela mulher.

Outro caminho para as mães que não produzem leite suficiente, ou tem algo que impeça a amamentação, é recorrer aos bancos de leite, que nem sempre têm estoque do alimento, pois ao ser retirado das mamas, é altamente perecível, o que exige infraestrutura complexa para armazenagem.

Anúncios

leite formula 02 20 1400 800
SHUTTERSTOCK

Pensando nisso, os pesquisadores brasileiros Vanessa Javera e Jesuí Vergílio Visentainer, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), desenvolveram o leite materno em pó.

Como é feito

Esse leite é obtido através de dois processo: a liofilização, que consiste na desidratação a frio, mantendo as características nutricionais e organolépticas (aroma, sabor, textura e cor) do produto in natura, e secagem por spray drying ou atomização, método realizado a partir de um líquido ou suspensão por secagem rápida.

O estudo foi realizado com amostras de leite humano cru (colostro, transição e maduro).

O colostro é o leite que a mulher produz nos primeiros dias de amamentação pós-parto, que é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras, funcionando como uma primeira vacina.

Já o leite de transição é produzido pela mulher entre o 6º e o 15º dias após o parto e é rico em gordura e lactose, mas contém menos proteínas e prebióticos.

O leite materno maduro é seu estágio final e definitivo. Ele contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e cognitivo do bebê. Sua composição é um equilíbrio perfeito entre proteínas, gorduras e carboidratos e vitaminas.

Após o términos dos processo, o leite em pó foi comparado com o produto pasteurizado e congelado disponível nos bancos de leite materno e foi constado que as propriedades nutricionais foram mantidas e ele ainda tem um maior tempo de validade.

O objetivo dos pesquisadores é garantir o aleitamento materno exclusivo com a oferta do produto em pó com a mesma qualidade, sabor e propriedades nutricionais e maior tempo de validade e, consequentemente, substituir as fórmulas infantis.

leite materno em po 02 20 1400 800
DIVULGAÇÃO/FUNDAÇÃO PÉTER MURÁNYI

Produto ganhou prêmio

O leite em pó materno foi o vencedor da 19ª edição do Prêmio Péter Murányi, focada no tema Alimentação. Os inventores receberão R$ 200 mil.

A Fundação Péter Murányi tem por objetivo reconhecer e premiar trabalhos que, de forma inovadora, melhorem a qualidade de vida das populações em desenvolvimento. O leite materno em pó tem tudo para garantir o aleitamento durante os primeiros meses de vida da criança.

Fonte: Vix

Últimas

Hemohim, um alimento funcional para fortalecer o sistema imunológico, vira sensação global

23/04/2024

Anúncios O Hemohim está conquistando uma grande popularidade no mercado global como um dos principais alimentos...

Categorias