Anúncios
Um pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou um raio e um arco-íris em uma mesma foto no céu de São José dos Campos. A imagem foi registrada por Pedro Camarinha neste sábado (14).
Segundo Camarinha, a imagem foi registrada por celular, por volta das 18h30 de sábado (14), da sacada de seu apartamento, no 13º andar de um prédio localizado no Jardim Oswaldo Cruz, na zona central de São José dos Campos, durante o fim das chuvas que atingiram a região.
Anúncios
Ele contou que é apaixonado por fotografias de tempestades e que, inclusive, abastece uma página em uma rede social com essas imagens. No entanto, essa era uma foto que ele nunca tinha conseguido fazer.
“Toda vez que tem tempestades, tento registrar os raios. Como eles são muito rápidos, é muito difícil fazer isso com um equipamento normal, mas eu tento mesmo assim. Já tinha tentado registrar raio e arco-íris juntos em outras oportunidades, mas essa foi a primeira vez que consegui”, disse o pesquisador.
Anúncios
Para o registro, Pedro deixou o celular filmando o céu em câmera lenta e depois encontrou um frame que reunia o arco-íris e o raio no mesmo enquadramento. Ele explicou que, apesar de não ser algo raro, uma fotografia desse tipo necessita de uma série de fatores para acontecer.
“Não é raro, mas é muito difícil de registrar. O que acontece é que a tempestade passa, forma-se uma cortina de chuva e, para formar o arco-íris, o sol precisa estar no sentido oposto. Ao mesmo tempo, a pessoa precisa estar em um lugar específico para pegar a tempestade ao fundo, que precisa, necessariamente, estar gerando descargas elétricas. É muito difícil. Demorei quatro anos para conseguir”, explicou.
Fonte: G1