26 de julho, 2025

Últimas:

Pesquisa revela que cães têm preferências na hora de ver TV; saiba como identificar

Anúncios

A personalidade dos cães pode influenciar diretamente o tipo de programa de televisão que atrai sua atenção. É o que sugere uma pesquisa da Universidade Auburn, no Alabama, publicada na revista Scientific Reports. O estudo analisou o comportamento de 453 cães que demonstraram interesse por conteúdos exibidos na tela.

Cães mais agitados tendem a seguir objetos em movimento na televisão, enquanto os mais medrosos ou ansiosos reagem com mais frequência a estímulos como campainhas ou carros. “Esses resultados sugerem que os hábitos de visualização podem ser previstos com base em traços de personalidade e que os cães podem representar objetos em TV 2D de forma semelhante ao ambiente 3D”, afirmam os pesquisadores.

Anúncios

A análise foi feita com base em questionários preenchidos por tutores, o que limita a generalização dos dados. Ainda assim, os autores acreditam que os resultados podem ser úteis para entender o comportamento canino e aprimorar práticas de cuidado e bem-estar.

Os cães avaliados demonstraram mais interesse por outros animais do que por objetos como carros. Em média, os períodos de atenção à TV duraram cerca de 14 minutos. Fatores como idade, sexo, raça ou tempo de exposição à televisão não influenciaram significativamente a resposta dos animais.

Anúncios

Também não houve grande diferença entre estímulos visuais e sonoros. O tipo de estímulo foi mais determinante do que o modo como era apresentado. “A continuidade dessas análises pode levar à aplicação adequada de intervenções televisivas em abrigos, com base no temperamento de cada cão”, escrevem os autores.

A equipe também desenvolveu a Dog Television Viewing Scale (DTVS), uma escala que poderá ser usada em futuras pesquisas para aprofundar o entendimento sobre como os cães percebem e reagem aos conteúdos televisivos.

Se o cão passa muito tempo sozinho ou em ambientes com poucos estímulos, a TV pode ser uma forma de distração e estímulo mental. Isso ajuda a reduzir o tédio, a ansiedade e comportamentos destrutivos. Existem canais e vídeos específicos, como o DogTV.

Programe sessões curtas de exibição, de 10 a 20 minutos, respeitando os sinais de interesse do animal.

“Na prática, o engajamento com a televisão pode proporcionar aos cães uma experiência enriquecedora e significativa”, concluíram os pesquisadores.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios KUALA LUMPUR, Malásia, July 25, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do...

Categorias