Anúncios
Pescadores da região de Botucatu não estão conseguindo atingir o lucro previsto após o período de piracema. Os peixes presentes no Rio Bonito desapareceram e os trabalhadores estão com dificuldade para realizar a pesca.
De acordo com os próprios pescadores, as fortes chuvas agitaram o rio e espantaram os animais do local. “Eu tinha bastante encomenda de peixe. Foram na minha casa e não tinha peixe nem para comer. Saímos pescar e não pegamos nada”, conta a pescadora Andrea Gonçalves Corrêa.
Anúncios
O mês de março é considerado um dos que apresentam maior número de venda de peixes devido ao período da quaresma. Na mesma época de 2015, a pescadora Cristiane da Silva tinha três freezers ocupados com peixes. Este ano não chega a um. “A gente anda passando um sufoco aqui com a pescaria, mas se Deus quiser, daqui pra frente vai melhorar”, comenta.
De acordo com Francisco Martins, também pescador, o dia de pescaria custa aproximadamente R$ 100 devido ao alto valor do combustível. Então, a atividade acaba não compensando. Algumas pessoas abandonaram a pesca e se arriscam em outras ocupações. É o caso de Isaac ”Não é muito, mas dá pra sobreviver. É melhor que o peixe”, finaliza.
Anúncios
Fonte: G1