Anúncios
Enquanto voltava de seu trabalho, um pescador tailândes encontrou um valioso “pedaço” de vômito de baleia flutuando no mar da praia de Niyom, na província de Surat Thani. O objeto, que pesa cerca de 30 kg, é conhecido como âmbar cinzento e comumente usado pela indústria farmacêutica na produção de perfumes de luxo. A iguaria encontrada por Narong Phetcharaj, de 56 anos, pode valer até 1 milhão de libras — cerca de R$ 7,5 milhões na cotação atual.
O pescador revelou que percebeu se tratar do objeto logo que o encontrou, e acreditou que poderia ganhar uma grande quantia de dinheiro. Para ter certeza de que se tratava do vômito, realizou um teste queimando um pedaço do caroço. Ainda no mesmo dia, levou uma amostra do material para ser avaliados por especialistas da Universidade Príncipe de Songkla, que confirmaram sua dúvida.
Anúncios
“Estou tão animado que não sei o que fazer. Pretendo vender, porque já recebi um certificado que prova que ele é real. Se eu conseguir um bom preço, vou parar de trabalhar como pescador e dar uma festa para meus amigos”, disse Phetcharaj ao britânico Daily Mail.
A substância é produzida no sistema digestivo das baleias cachalote, facilitando a digestão de estruturas densas. Porém, logo depois a iguaria é expelida pelo animal. A indústria farmacêutica derrete o material, que neste estado exala um aroma considerado cheiroso, além de ter propriedades que fixam a fragrância na pele de quem a usa. Um dos perfumes mais famosos a usá-la é o francês Chanel Nº5.
Anúncios
Fonte: Extra