Anúncios
O governo do Peru declarou emergência ambiental por 90 dias em uma área costeira do norte do país, devido ao derramamento de um carregamento de petróleo bruto nas águas pela petrolífera estatal, Petroperu.
Segundo a Reuters, um navio da empresa realizava manobras de pré-embarque quando derrubou a carga há uma semana (21), próximo a um terminal da refinaria Talara, região de Lobitos, no norte do Peru.
Anúncios
A Petroperu não disse quanto petróleo bruto foi derramado no mar, mas o órgão de vigilância ambiental do país disse em um relatório preliminar que o episódio afetou cerca de 10 mil metros quadrados de água do mar. Já o Ministério do Meio Ambiente disse que estão sob alerta pelo menos sete praias, bem como a vida selvagem local.
O Ministério do Meio Ambiente do Peru disse que a emergência de 90 dias visa “garantir o gerenciamento sustentável da área e a execução de obras de recuperação e remediação para mitigar a contaminação ambiental”, aponta a Reuters.
Anúncios
A Petroperu disse em um comunicado que mantém pessoal de limpeza, barcos e drones na área afetada para “realizar monitoramento preventivo e garantir a detecção precoce de qualquer eventualidade”.
Autoridades locais disseram que o vazamento danificou plantas e animais costeiros, como caranguejos, enquanto pescadores dizem que o vazamento os impediu de trabalhar.
“Não conseguimos sair há seis dias”, disse o pescador Martin Pasos à rádio local RPP. “É um caos o que aconteceu em Lobitos. Até agora, não tivemos nenhuma resposta da empresa petrolífera”.
Fonte: Um Só Planeta