Anúncios
Romeiros de várias partes do Brasil vão se reunir neste sábado (30) e domingo (31), em Maracaí (SP), para celebrar o dia de Antônio Marcelino, o Menino da Tábua. Neste ano, mais de 15 mil pessoas são esperadas.
Uma forte figura religiosa da região, ele não é reconhecido oficialmente como santo pela Igreja Católica, mas ganhou fama de milagreiro pela fé popular.
Anúncios
Moradores de Maracaí e de outras cidades atribuem ao menino diversos milagres. Pessoas que conheceram Marcelino contam que ele nasceu com um problema que o impedia de andar e passou a vida deitado em uma tábua.
O menino consumia apenas leite e água, não gostava de usar roupas e jamais saiu de casa. Nunca chegou a ver a luz do sol, conforme os relatos. Apenas a cabeça e os membros superiores dele se desenvolveram. Era considerado adulto da cintura para cima e criança da cintura para baixo.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/s/c/zMZYX7SAKtEb17Fm6XaA/whatsapp-image-2022-08-27-at-11.26.09.jpeg)
Outras pessoas dizem que Marcelino morreu aos 45 anos e, mesmo com esta idade, aparentava ser uma criança. Como não há nenhum registro fotográfico da época, a figura do menino é um mistério.
A fama de milagreiro surgiu durante a sua vida. Moradores da cidade dizem que, quando uma criança ficava doente no município, ela era levada para ser benzida (costume muito comum à época) por Marcelino e logo melhorava.
Embora ele já fosse muito conhecido no município, foi depois que a dupla sertaneja Pardinho e Pardal gravou uma música que contava a história do milagreiro, que a história passou a ser conhecida nacionalmente.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/09/24/nc_menino_tabua2_230915.jpg)
Todos os anos, a festa em homenagem a ele acontece no último final de semana de agosto. Nestes dias, a cidade de Maracaí, que fica localizada a pouco mais de cem quilômetros de Marília (SP), recebe caravanas de diversas regiões do país, que viajam até a cidade para fazer preces e agradecer pelas bênçãos alcançadas pela intercessão do Menino da Tábua.
Durante os dias de festa, os romeiros podem visitar a Sala dos Milagres, construída no cemitério da cidade, onde o corpo de Marcelino está enterrado. Nesta sala, diversos itens de devoção, fotografias e roupas são deixados pelos fiéis, que atribuem ao Menino milagres como a cura de pessoas doentes, conquistas acadêmicas e compra de imóveis.
Além da visita à Capela dos Milagres, os fiéis também podem participar de missas realizadas na Capela São José e na Igreja Matriz da cidade.
Neste sábado, a missa será celebrada às 10h e às 19h, na capela localizada na Avenida Douglas Siqueira, 386. No domingo, a missa acontece na Igreja Matriz, que fica em frente à praça da cidade, às 6h, 8h e 10h.
Uma feira com diversas opções de produtos e praça de alimentação também é realizada durante o final de semana nas ruas próximas ao cemitério municipal.
Fonte: G1