26 abril, 2024

Últimas:

Pelo menos 32 jacarés são encontrados mortos e com os rabos arrancados no Pantanal de MT

Anúncios

Pelo menos 32 jacarés foram encontrados mortos no Pantanal mato-grossense na última semana. Todos estavam com os rabos cortados, virados para cima, nas regiões do Corixo do Leme, em Barão de Melgaço (MT), e na Ilha do Piraim, já na divisa do município com Poconé (MT).

Em junho deste ano, nove jacarés já haviam sido encontrados mortos em Porto Jofre, região próxima ao local.

Anúncios

A equipe de Fiscalização de Fauna da Sema esteve no dia 29 de setembro no Corixo do Leme, que dá acesso à Baía Siá Mariana, para verificar denúncias sobre a morte dos jacarés, de acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Proprietários de pousadas e moradores da região informaram que os animais tinham sido abatidos alguns dias antes da vistoria, o que impossibilitou o reconhecimento dos autores do crime.

Anúncios

A consultora de turismo, Camila Sacal, estava trabalhando na região quando encontrou os animais e gravou vídeos percorrendo o canal, de barco, na última sexta-feira (1°).

“Passei a primeira vez no local e fiquei chocada. Para sair da pousada em que eu estava, tive que passar pelo rio várias vezes, e a cada vez que eu ia encontrava mais jacarés mortos e sem os rabos. Só o que contei foram 32. Mas tinham mais carcaças por outros locais”, relatou.

Camila ficou mais três dias na região e as carcaças permaneceram no local.

Jacarés são encontrados mortos e sem os rabos em rios do Pantanal de MT — Foto: Camila Sacal
Jacarés são encontrados mortos e sem os rabos em rios do Pantanal de MT (Foto: Camila Sacal)

“Quando desci na comunidade, os moradores falaram que isso vem acontecendo e que alguém anda tirando o rabo para vender o filé do animal”, narra.

A consultora conta que vai ao Pantanal há anos e que nunca havia se deparado com uma situação desta.

“Fiquei assustada. Quando eu ia nos outros anos, o Pantanal tinha muitos bichos. No ano passado morreram muitos, por causa das queimadas. E agora essa situação. Não tem água, não tem animais. Não está como antigamente. Foi muito triste ver”, diz.

Crime ambiental

Por meio de nota, a Sema informou que os moradores foram orientados para que comuniquem imediatamente ao órgão caso verifiquem alguma atitude suspeita ou prática de crimes ambientais, possibilitando que os infratores possam ser autuados de forma imediata.

“As ações de fiscalização nas Baías Siá Mariana e Chacororé ocorrem de forma permanente como forma de coibir a caça e pesca predatória. A caça de animais silvestres é proibida por lei e tem como punição multa, apreensão de equipamentos e veículos e condução dos autores à delegacia”, diz trecho da nota.

Fiscalização de Fauna percorreu a região de barco — Foto: Sema-MT
Fiscalização de Fauna percorreu a região de barco (Foto: Sema-MT)

Crimes ambientais podem ser denunciados pela Ouvidoria Setorial da Sema no número 0800-065-3838, nas unidades regionais ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Mortes denunciadas em junho

Essa não é a primeira vez que jacarés são encontrados mortos no Pantanal neste ano. Em junho, nove foram encontrados na região de Porto Jofre, no Pantanal, em Poconé, a 103 km de Cuiabá.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) abriu uma investigação e a suspeita é que os jacarés tenham sido mortos por turistas.

Jacarés foram mortos em Porto Jofre — Foto: Sema-MT
Jacarés foram mortos em Porto Jofre (Foto: Sema-MT)

Uma investigação foi aberta para apurar a morte dos animais. A suspeita é que os jacarés tenham sido mortos por turistas.

De acordo com a Sema, o jacaré é um animal silvestre importante e que faz parte da cadeia alimentar do Pantanal. A caça da espécie é proibida.

Na época, os fiscais da secretaria foram até o local após denúncias. Os animais estavam em uma mesma região, em pontos distintos, e todos já em estado de decomposição.

Fonte: G1

Últimas

Service Desk: CEO explica benefícios da implementação

Service Desk: CEO explica benefícios da implementação

26/04/2024

Bruna Boner, CEO da Globalweb, explica quais são os benefícios do Service Desk para as empresas...

Categorias