Anúncios
Neste sábado (19), às 20 horas, no Largo da Catedral, acontecerá a encenação ao vivo da Via Sacra pelo Grupo de Teatro Bom Jesus, de Ibitinga. O espetáculo, uma realização da Prefeitura de Botucatu, em parceria com a Catedral Metropolitana e apoio da TV Tem, marca a abertura das comemorações da Semana Santa.
Como aconteceu no ano passado, a população terá a oportunidade de acompanhar um dos maiores espetáculos do gênero em todo o Brasil. Durante a encenação são representadas as 15 Estações da Via Sacra, com coreografia e cenários próprios da época, seguindo fielmente o texto bíblico. O Grupo de Teatro Bom Jesus tem levado a mensagem do Evangelho a milhares de pessoas em todas as cidades onde se apresenta levando os expectadores às lágrimas pelo realismo das cenas.
Neste ano, o espetáculo completa 35 anos, emocionando milhares de pessoas em diversas cidades do Estado de São Paulo. A representação envolve direta e indiretamente cerca de 300 pessoas, entre artistas e organizadores. O Grupo conta em seu meio com pessoas da comunidade, de todas as idades e classes sociais. O evento faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo, do Calendário de Eventos Culturais do Ministério da Cultura.
A Encenação da Via Sacra Ao Vivo, teve seu início na década de 80, pela iniciativa de um grupo de jovens liderados por Roberto Alves da Rocha e Pe. Eutímio Sebastião Ticianelli. O principal objetivo foi o de criar um evento durante a Semana Santa, trazendo as pessoas à reflexão sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e ao mesmo tempo incrementar o turismo na cidade.
O espetáculo – A encenação tem início com a prisão e julgamento de Jesus Cristo por Pôncio Pilatos. Julgado e condenado, Jesus recebe uma pesada cruz e inicia a caminhada até o calvário, encontrando-se pelo caminho com Maria, sua mãe.
É ajudado por Simão Sirineu, consolado pelas mulheres de Jerusalém, até que finalmente chega ao Calvário, onde ocorrem as cenas da crucificação. Após a morte na cruz, Jesus é sepultado e em seguida ressuscita, cena acompanhada de efeitos especiais e um grandioso espetáculo pirotécnico.
Estrutura e trânsito – A montagem da estrutura para a apresentação do espetáculo teve início nesta quinta-feira (17) com o palco principal, defronte a Catedral. Em razão disso, o bolsão de estacionamento estará interditado. Na sexta-feira (18), a partir das 6 horas, será interditado o bolsão de estacionamento da EMEF “Dr. Cardoso de Almeida” (Cardosinho) para a montagem do segundo palco. Em razão disso, haverá necessidade de interditar também a pista sentido bairro-centro da Praça Pedro Torres, no trecho defronte a Prefeitura Municipal, onde o trânsito fluirá em mão dupla pela pista contrária.
No sábado, dia da apresentação do espetáculo, logo às 6 horas haverá a interdição do Largo da Catedral. Os motoristas que descem a Avenida Dom Lúcio terão que acessar a Rua Monsenhor Ferrari e os motoristas que sobem a Avenida Santana terão como opções acessar as ruas Velho Cardoso ou Siqueira Campos, entre a Prefeitura e o Botucatu Tênis Clube. Também estarão interditados os acessos pela Rua Moraes Barros e Praça Dom Luiz Maria de Santana, entre a Catedral e o Cardosinho.
Serviço – A encenação da Via Sacra Ao Vivo é uma realização da Prefeitura de Botucatu e da Catedral Metropolitana, com organização do GTBJ – GRUPO DE TEATRO BOM JESUS, vinculado à Associação Cultural e Esportiva Sete de Abril.
O evento conta com apoio da TV TEM, que através do Projeto Bem Legal, solicita ao público que for assistir ao espetáculo que contribua levando um quilo de alimento não perecível. Todo os donativos arrecadados serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade para serem doados às famílias carentes do município.
Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu