Anúncios
Um fato histórico para a vida selvagem dos Estados Unidos. Na manhã da segunda-feira, 18, 5 lobos foram soltos na natureza nas Montanhas Rochosas do Colorado para dar início a um programa de reintrodução aprovado pelos eleitores.
Essa foi a primeira vez que um Estado (e não o Serviço de Vida Selvagem dos EUA) introduziu uma espécie ameaçada na natureza nos Estados Unidos. O fato se deu após mais de três anos de trabalho, depois que os eleitores do Colorado, em 2020, aprovaram o Colorado Parks and Wildlife a reintroduzir lobos na Região Oeste até o final de 2023.
Anúncios
Embora seja um momento significativo e histórico, a ocasião foi maior do que cinco lobos, disse Joanna Lambert, professora de ecologia da vida selvagem e biologia evolutiva da Universidade do Colorado. “Este é um momento de renaturalização”, disse ela ao Colorado Sun. “De fazer algo para evitar a crise de extinção da biodiversidade em que estamos vivendo… Fazer a diferença nesta era de extinção. E, além disso, isso é uma fonte de esperança não apenas para todos nós aqui, mas também para as gerações mais jovens”.
Por anos, Lambert e defensores dos lobos têm trabalhado para colocá-los de volta na natureza. Os animais (2 machos e 2 fêmeas) foram capturados no domingo no Oregon e voaram para o Colorado na manhã de segunda-feira. Eles passaram menos de um dia nas caixas de metal.
Anúncios
“Eu já vi lobos antes, mas eles estavam em zoológicos e resgates. No entanto, vê-los em seu habitat natural e virar para nos olhar curiosamente antes de correr para a floresta é realmente um momento especial que guardarei para toda a minha vida”, disse o governador Jared Polis, que ficou atrás das caixas com seu marido, Marlon Reis, enquanto os oficiais abriam as portas.
O Colorado Sun concordou com a solicitação do Colorado Parks and Wildlife para não revelar a localização exata da liberação dos lobos até depois que uma segunda rodada de liberações estiver completa nos próximos meses.
A historic day for Colorado and for the first time ever — we released 5 wolves, 3 males and 2 females, in Grand County today.
— Colorado Parks and Wildlife (@COParksWildlife) December 19, 2023
Captured in Oregon, the wolves were evaluated by our veterinarians & biologists, fitted with GPS collars & transported to Colorado for their release. pic.twitter.com/1Q1EiRxoZf
Eric Odell é o gerente do programa de conservação de espécies no Colorado Parks and Wildlife e tem conduzido o plano de introdução de lobos desde 2020. Ele estava entre os funcionários do CPW no Oregon ajudando a localizar, atirar tranquilizantes, encaixotar e enviar cinco lobos.
Odell retorna ao Oregon nesta semana para coletar mais cinco lobos. Oregon ofereceu um total de 10 lobos para serem realocados para o Colorado até o final de março do próximo ano. O plano do Colorado prevê a liberação de 30 a 50 lobos na Região Oeste nos próximos três a cinco anos.
Em 2020, os eleitores do Colorado instruíram o Colorado Parks & Wildlife a reintroduzir lobos até o final de 2023. Isso marcou o início do esforço de reintrodução de lobos nos Estados Unidos em quase três décadas e uma mudança acentuada em relação aos esforços agressivos de estados liderados por republicanos para reduzir as populações de lobos. Historicamente, os lobos cinzentos se estendiam do norte do Canadá ao sudoeste do deserto.
Moradores de cidades e subúrbios, em grande parte, votaram a favor da reintrodução dos predadores de topo nas áreas rurais, onde as presas podem incluir gado que impulsiona as economias locais e grandes animais como alces, tão apreciados por caçadores.
A reintrodução, começando com a liberação de até 10 lobos nos próximos meses, tornou-se uma questão política divisiva quando Wyoming, Idaho e Montana, dominados pelo Partido Republicano, se recusaram a ceder seus lobos para o esforço. As autoridades do Colorado acabaram recorrendo a outro estado democrata — Oregon — para garantir lobos.
Fonte: Um Só Planeta