Anúncios
Um “infinito de girassóis” tem encantado os moradores de Cerquilho, no interior de São Paulo. A plantação de quase dois quilômetros quadrados, no bairro Mato Dentro, atraiu visitantes e virou cenário de uma série de ensaios fotográficos.
Nesta semana, as flores amarelas receberam uma visita ainda mais especial: os idosos do Lar São José saíram da instituição pela primeira vez na pandemia de coronavírus para fazer um passeio em meio aos girassóis.
Anúncios
“Foram oito carros de funcionários, mais carros da entidade, e conseguimos levar praticamente 70% do lar, mesmo com a dificuldade de locomoção, com cadeirantes e tudo mais”, explica a coordenadora do abrigo, Daniele Provasi Xavier.
Daniele contou ao G1 que os internos do Lar São José estão em isolamento social desde o início da pandemia, sem receber visitas ou fazer passeios. Antes da chegada do vírus, os idosos costumavam participar de algumas atividades fora do abrigo, como peças de teatro e feiras livres.
Anúncios
Irmãs gêmeas participam de ensaio fotográfico na plantação de girassóis em Cerquilho — Foto: Ronny Clayton Fotografia/Divulgação
Quando soube da nova atração da cidade, ao ar livre, a equipe do lar se organizou para levar os idosos à propriedade nesta quinta-feira (2). Um fotógrafo foi convidado para acompanhar a visita e registrou o momento de forma voluntária.
“Foi muito importante porque, além de conhecer esse lugar maravilhoso, eles estavam em isolamento social a um ano e meio. E foi esse sucesso, foi muito emocionante. A gente não tinha noção de como seria, foi maravilhoso”, conta a coordenadora.
Durante a visita, o dono da propriedade também levou os idosos para um passeio de carro na fazenda. Entre os visitantes, estava um casal de idosos que se conheceu no lar e irmãs gêmeas, que ajudaram a compor a sessão de fotos do grupo.
“A gente volta muito rico de lá porque a gente via a alegria deles. Nos últimos dias, esse foi o comentário que tinha na cidade. A gente fica com o coração quentinho, é essa a nossa sensação”, disse Daniele ao G1.
A plantação
Plantação de girassóis fica em Cerquilho, no interior de São Paulo — Foto: Mirelle Reis/Divulgação
A plantação que tem feito sucesso entre os moradores de Cerquilho é do agrônomo Antônio Carlos Sebastiani. Ele contou ao G1 que plantou as sementes há três meses, com o objetivo de lucrar com a venda delas para a alimentação de pássaros.
Sebastiani disse que essa foi a primeira vez que plantou girassóis, com uma semente importada da Colômbia que é bastante resistente à seca. Segundo ele, a família não imaginava que a plantação teria tanta repercussão na cidade.
“É uma variedade anã, que não cresce muito, então o pessoal ficou doido. Todo mundo entra no meio para tirar foto”, relata.
Sebastiani, a esposa e a filha acompanharam a visita dos idosos à plantação de girassóis em Cerquilho — Foto: Ronny Clayton Fotografia/Divulgação
O agrônomo também explicou que, no início, deixou o portão da propriedade aberto, mas decidiu colocar um cadeado quando a plantação começou a ser alvo de vandalismo.
“Agora só pode entrar a pé. É que começaram a colher muitas flores, uma caminhonete entrou no meio da cultura, amassando tudo, e não é assim. Mas virou ponto turístico de Cerquilho. Muitos ciclistas passam por lá e foram tirando fotos. Toda hora tem gente”, conta.
Funcionárias do Lar São José também tiraram fotos na plantação de girassóis em Cerquilho — Foto: Ronny Clayton Fotografia/Divulgação
Sebastiani não mora na propriedade rural que abriga a plantação de girassóis, mas no centro da cidade. Ele disse que não se importa que as pessoas visitem e tirem fotos, mas pede cuidado com as flores.
“Eu levei os velhinhos pra eles verem, tirarem foto. Ajuda as pessoas porque é uma coisa que impressiona. Decidimos fechar, mas não dá pra segurar o povo. Não proíbo ninguém, só não quero que estrague. Pra mim é um prazer que o pessoal vá.”
Mais ensaios
Família faz ensaio fotográfico em plantação de girassóis em Cerquilho — Foto: Mirelle Reis/Divulgação
A fotógrafa Mirelle Reis mora em Tietê, cidade vizinha a Cerquilho, e viu na plantação de girassóis uma oportunidade para mostrar seu trabalho. Quando ficou sabendo do novo “ponto turístico”, fez uma promoção para ensaios fotográficos no local.
“Eu vi que muita gente queria tirar foto, aí aproveitei. A gente vem aqui, fica umas duas horas, tira as fotos e depois eu mando as editadas para os clientes. É uma experiência bem legal porque, além de conhecer os girassóis, o pessoal sai com fotos lindas”, conta.
Fotógrafa fez promoção para ensaio fotográfico com girassóis em Cerquilho — Foto: Mirelle Reis/Divulgaçãohttps://3dae5ff7ec58a4170d59744b813af206.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Na sexta-feira (3), Mirelle fez um ensaio fotográfico de uma família da cidade. Andrea e as filhas, Gaby e Isa, tiraram dezenas de fotos em meio aos girassóis. Em entrevista ao G1, a jovem destacou a importância de cuidar das flores e não estragar a plantação durante as visitas.
“Nunca tem coisa legal em Cerquilho, não tem muita atração, aí quando tem, o pessoal estraga. A gente vê que tem uns girassóis quebrados, murchos, é triste. Então quando a gente vai, a gente não arranca nem nada”, conta.
Mãe e filhas compraram ensaio fotográfico na plantação de girassóis em Cerquilho — Foto: Mirelle Reis/Divulgação
Veja as fotos
Idosa posa em meio à plantação de girassóis em Cerquilho — Foto: Ronny Clayton Fotografia/Divulgação
Idosos de lar em Cerquilho fizeram sessão de fotos nesta quinta (2) — Foto: Ronny Clayton Fotografia/Divulgaçãohttps://3dae5ff7ec58a4170d59744b813af206.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Idosos tiraram foto na plantação de girassóis em Cerquilho — Foto: Ronny Clayton Fotografia/Divulgação
Idosos saíram pela primeira vez na pandemia para ensaio fotográfico em Cerquilho — Foto: Ronny Clayton Fotografia/Divulgação
Internos do Lar São José visitaram plantação nesta quinta (2) em Cerquilho — Foto: Ronny Clayton Fotografia/Divulgação