04 de julho, 2025

Últimas:

‘Peixe do fim do mundo’ é achado na areia de praia na Austrália

Anúncios

Um raro peixe-remo, conhecido como o “peixe do fim do mundo”, apareceu novamente na areai de uma praia — desta vez na Austrália, gerando temores de que uma grande catástrofe possa estar próxima.

‘Peixe do fim do mundo’ foi achado na areia de praia na Tasmânia, Austrália (Foto: Reprodução/Facebook)

“Eu simplesmente sabia que era algo incomum e estranho”, disse Sybil Robertson ao “Guardian” sobre o seu achado na segunda-feira (2/6) na areia de Ocean Beach, na Tasmânia (Austrália), no extremo sul do país da Oceania, quando ela passeava com o seu cão. Exemplares foram encontrados em países como EUA, Japão, Chile, México, Vietnã e Tailândia nos últimos anos, mas não havia tido avistamento na Austrália.

Anúncios

O exemplar achado na Tasmânia tem cerca de 2,7 metros de comprimento, muito menor que o tamanho máximo da espécie, de 17 metros — o que faz do regaleco, como também o peixe-remo é conhecido, o maior de todos os peixes ósseos.

Peixe-remo de mais de 5m capturado no Chile (Foto: Reprodução/TikTok)

A australiana ficou curiosa ao ver um rastro prateado na praia e, ao se aproximar, percebeu se tratar de criatura marinha.

Anúncios

“Eu conseguia ver que era um peixe comprido, mas não fazia ideia de que tipo. Ao me aproximar, pude ver a bela coloração ao redor de sua cabeça, e as marcas eram fabulosas”, contou Sybil à Australian Broadcasting Corporation (ABC).

Sybil postou fotos da criatura marinha serpentina na página do Facebook “Citizen Scientists of Tasmania”, onde especialistas marinhos confirmaram que o animal era um peixe-remo.

No improvável caso de uma dessas criaturas esquivas emergir, ela provavelmente estará doente ou à beira da morte, de acordo com cientistas.

“Ocasionalmente, quando estão doentes, aparentemente, nadam até a superfície por razões desconhecidas”, disse Neville Barrett, biólogo de peixes e professor associado do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos da Universidade da Tasmânia.

Apesar do parecer científico, muitos supersticiosos veem o peixe-remo como um sinal de iminente desgraça, como um grande terremoto.

Peixe-remo capturado no litoral de Los Angeles, EUA: 5,5 metros de comprimento (Foto: Reprodução/Catalina Island Marine Institute)
Peixe-remo de 6m encontrado na Califórnia (Foto: Reprodução)

De acordo com a mitologia japonesa, os serpentiformes comedores de plâncton sobem propositalmente à superfície e se encalham sempre que sentem que há problemas no horizonte.

De fato, os temores apocalípticos aumentaram durante o terremoto e tsunami de Fukushima, no Japão, em 2011, quando dezenas dessas feras pelágicas foram levadas para a costa nos dois anos que antecederam a catástrofe.

“A Tasmânia deveria ser evacuada”, postou um usuário do Reddit.

“O peixe-remo é visto como um presságio horrível. Como um gato preto quebrando um saleiro espelhado debaixo de uma escada”, escreveu outro.

Fonte: Extra

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios VICTORIA, Seychelles, July 04, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do mundo,...

Categorias