Anúncios
Pegadas humanas recém descobertas na ilha de Creta, na Grécia, podem mudar a crença de que a origem dos seres humanos está na África.
Com cerca de 5,7 milhões de anos, as pegadas foram descobertas por uma equipe internacional pesquisadores.
Anúncios
Até então, acreditava-se que os hominins, primeiros membros da linhagem humana, tinham deixado o continente africano há cerca de 4 milhões de anos. Mas diante dessas novas evidências, os pesquisadores sugerem que os antepassados da espécie podem ter explorado outros continentes muito antes do que se sabia.
A equipe descobriu que eles poderiam reconhecer dois conjuntos distintos de pegadas aparentemente deixados por um animal que andou com duas pernas.
Anúncios
O estudo analisou as características da pegada, em particular examinando seus dedos. Ele descobriu que a pegada não tinha garras, andava com dois pés e tinha dedos internos que saíam além dos exteriores.
“Esta descoberta desafia a narrativa estabelecida da evolução humana e provavelmente gerará muitos debates”, disse um dos autores do estudo, o professor Per Ahlberg, da Universidade de Uppsala, na Suécia. Porém, ele completou: “A questão de saber se a comunidade de pesquisa de origens humanas aceita as pegadas fósseis como prova conclusiva da presença de hominins no Mioceno de Creta permanece sob análise”.
Fonte: Yahoo!