10 de julho, 2025

Últimas:

Paulistano bate Bauru e fica a uma vitória do título do NBB

Anúncios

O Paulistano deu nesta sexta-feira à noite um passo importante para buscar o inédito título do Novo Basquete Brasil ao vencer o Bauru por 78 a 74 e conquistar a sua segunda vitória na série melhor de cinco, em duelo disputado num ginásio Panela de Pressão, em Bauru, totalmente lotado e pulsante. A chance do Paulistano para buscar o feito que lhe escapou três temporadas atrás, quando perdeu para o Flamengo em jogo único, será neste domingo, às 14h, em Araraquara, sede do jogo 3.

Mesmo terminando o jogo com um duplo-duplo e sendo o cestinha do jogo com 24 pontos (e 10 rebotes), Alex Garcia não evitou a segunda derrota bauruense. Pelo lado do Paulistano, o melhor pontuador foi Lucas Dias, com 20.

Anúncios

Ao fim da partida, o clima de revolta dos bauruenses, em especial do técnico Demétrius Ferracciú, se voltou todo à arbitragem, em especial aos dirigentes responsáveis pela escalação dos árbitros. 

Paulistano fez 2 a 0 na série e ficou a um triunfo do título (Foto: Caio Casagrande/Bauru Basket)
Paulistano fez 2 a 0 na série e ficou a um triunfo do título (Foto: Caio Casagrande/Bauru Basket)

O jogo

Anúncios

Diante de uma torcida fazendo muito barulho, Bauru começou assumindo o controle do jogo e aparentemente afiado nos tiros do perímetro – Jefferson e Gegê acertaram suas primeiras tentativas. Mas o jogo que parecia ser de artilharia pesada e de acertos, logo se transformou num embate de defesas bem postadas e de muitos erros, em especial violações. O placar manteve-se baixo, mas o Paulistano se mostrou mais tranquilo, tanto na defesa como nos tiros de três: acertou três no período, travou o ataque bauruense, passou à frente no placar para fechar o quarto inicial em 20 a 15.

Na segunda parcial, o técnico Demétrius Ferracciú acertou a marcação bauruense, o que fez o time melhorar também no ataque. Jefferson se mostrou mais firme nos tiros longos, acertou dois seguidos, e quando Bauru abriu 13 a 5 na parcial foi a vez de Gustavo De Conti parar o jogo para acertar o Paulistano. Até conseguiu melhorar o desempenho ofensivo do time vermelho da capital, mas não o suficiente para evitar a vitória do Dragão na parcial, por 25 a 16, o que garantiu aos anfitriões uma frente de quatro pontos no intervalo: 40 a 36.

Na volta dos vestiários, De Conti devolveu o Paulistano à quadra com uma defesa mais agressiva, o que não só impediu que Bauru pontuasse, como proporcionou um jogo de transição mais efetivo, quase sempre puxado pelo veloz Yago. Quando fez 20 a 10 na parcial, Demetrius precisou parar o jogo para tentar devolver o Dragão à partida. Bauru até reagiu nos minutos finais, diminuiu o prejuízo, mas viu o Paulistano vencer a parcial (20 a 14) e ir em vantagem para o quarto final: 56 a 54.

O período decisivo, disputado ponto a ponto, foi marcado pelo nervosismo e por muitas reclamações dos bauruenses sobre a arbitragem. O jogo seguiu sem que nenhum dos times conseguisse abrir frente, mas com o Paulistano mais tranquilo no ataque para trabalhar as bolas. Bauru só passou à frente do marcado (73 a 71) faltando pouco menos de dois minutos.

Por ironia do esporte, coube a um bauruense deixar o duelo eletrizante quando o relógio apontava apenas 50 segundos de jogo: Lucas Dias, nascido na cidade, acertou um tiro de três e colocou o Paulistano à frente. No lance seguinte, Alex teve dois lances livres para bater, errou um e deixou o jogo empatado em 74 pontos a 42 segundos do fim. No ataque seguinte, de novo Lucas Dias faz 76 a 74. No lance seguinte Alex erra, Paulistano converte mais dois lances livres e fecha o jogo: 78 a 74.

Alex fez um double-double: 24 pontos e 10 rebotes (Foto: Caio Casagrande/Bauru Basket)
Alex fez um double-double: 24 pontos e 10 rebotes (Foto: Caio Casagrande/Bauru Basket)

 

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Copeland, líder global em soluções sustentáveis de aquecimento, refrigeração e refrigeração, tem o orgulho de lançar seu primeiro...

Categorias