Anúncios
O Parque Natural do Cabárceno, na Espanha, informou em comunicado oficial que Jums, o macho dominante da sua manada de elefantes africanos, “morreu (…) em consequência de ferimentos sofridos numa luta com outro elemento do grupo, o seu filho Jumar”, relata a Euro News. O episódio aponta para uma disputa pela supremacia do grupo.
O animal tinha quase 50 anos e era considerado um dos exemplares mais imponentes e longevos da Europa. Depois de localizarem Jums ferido no campo, a equipe de veterinários e tratadores passou quatro horas em “manobras de manipulação” para transportá-lo a um local seguro, onde recebeu cuidados intensivos por mais seis horas. Apesar das tentativas, o elefante não conseguiu sobreviver devido à gravidade dos ferimentos.
Anúncios
Segundo a direção do parque, o confronto entre dois machos é um comportamento comum na espécie, especialmente em manadas que mantêm dinâmicas naturais. O zoológico de Cabárceno dispõe de um recinto de 25 hectares para os seus elefantes, permitindo-lhes manter interações típicas da sua vida em estado selvagem, incluindo tensões entre machos adultos.
Jums chegou a Cabárceno em 2015, vindo do zoológico inglês Howletts Park, num intercâmbio pioneiro na Europa que teve o objetivo de evitar problemas de consanguinidade (quando há o acasalamento entre membros da família, o que pode levar a doenças e eventualmente extinção de populações da espécie).
Anúncios
Desde então, Jums tornou-se referência no parque e um dos machos reprodutores mais valorizados do continente, deixando pelo menos quatro filhotes na Cantábria e 17 no Reino Unido.

Fonte: Um Só Planeta