28 março, 2024

Últimas:

Pastor belga é resgatado de donos abusivos e acaba ‘recrutado’ para servir esquadrão antibombas militar de elite

Anúncios

Os militares da Hungria encontraram uma nova missão na vida de um cão que era deixado acorrentado e desnutrido dentro de casa pelos donos. Após ser resgatado, o pastor belga Logan, de 2 anos, foi recrutado para servir em operações antiterrorismo para um esquadrão antibombas de elite.

Em 2021, oficiais de bem-estar animal receberam uma denúncia de que um cachorro estava sendo abusado e mantido em condições desumanas em uma casa rural no nordeste da Hungria.

Anúncios

Durante uma inspeção no local, eles encontraram Logan confinado a uma corrente de um metro e desnutrido.

Sargento 1ª Classe Balazs Nemeth e seu cão farejador de bombas Logan (Foto: Divulgação)

Várias semanas depois, o sargento Balazs Nemeth, oficial de treinamento do regimento, visitou o abrigo onde o pastor belga estava alojado e começou a avaliar sua adequação para se tornar um farejador de bombas profissional.

Anúncios

“No momento em que o conhecemos, as primeiras impressões foram muito positivas. Vimos um cão bem motivado em condições relativamente boas e imediatamente confiamos nele”, disse Nemeth.

Em uma demonstração na guarnição da unidade, Nemeth abriu uma caixa contendo duas dúzias de frascos de materiais explosivos simulados como C-4, TNT e nitrato de amônio.

Depois de esconder um pequeno pacote de explosivo em uma fenda de um dos barcos fluviais do regimento, Nemeth levou Logan para a área de treinamento, onde encontrou o pacote em segundos.

Logan, um pastor belga de dois anos, recebeu uma segunda chance depois de ser resgatado de proprietários abusivos (Foto: Divulgação)

Treinamento

O pastor belga está passando por um treinamento intensivo como cão de detecção de explosivos para o descarte de munições explosivas e regimento de navios de guerra das Forças de Defesa Húngaras.

Na guarnição da unidade no rio Danúbio, na capital Budapeste, ele está recebendo exercícios diários de socialização e obediência e é treinado para reconhecer o cheiro de 25 substâncias explosivas diferentes.

“Ele já começou a aprender a cheirar explosivos em um ambiente completamente homogêneo, e também a fazer buscas em veículos motorizados e navios”, disse o treinador.

O comandante do regimento, coronel Zsolt Szilagyi, disse que o aumento do uso de artefatos explosivos improvisados ​​por células extremistas desde a virada do milênio tornou necessário empregar novos métodos para detectar potenciais bombas.

“Este foi um desafio ao qual os militares tiveram que responder, e uma das melhores maneiras de detectar esses dispositivos é usar cães de detecção de explosivos”, disse Szilagyi. “Esses camaradas de quatro patas têm apoiado as atividades de nossos soldados antibombas.”

Logan servirá como inspetor de locais importantes na Hungria e poderá ser enviado junto com os militares do país para missões da Otan no exterior.

Sargento 1ª Classe Balazs Nemeth e seu cão farejador de bombas Logan (Foto: Divulgação)

Embora os cães resgatados geralmente apresentem desafios no treinamento, devido às suas origens muitas vezes traumáticas, Nemeth disse estar confiante de que Logan será bem-sucedido e será uma adição valiosa à unidade.

“Logan é muito valioso porque cerca de um em cada 10.000 cães resgatados está apto para o serviço militar, tanto no perfil médico quanto psicologicamente”, disse ele.

O recrutamento de cães resgatados geralmente revela suas capacidades desconhecidas e permite que eles encontrem um novo lar onde possam prosperar, disse Szilagyi.

“Existem cães que têm um grande potencial, mas por algum motivo foram empurrados para as margens”, disse ele. “Podemos dar a esses cães uma nova oportunidade de serem colocados em uma família, por assim dizer, onde possam viver uma vida adequada em mãos amorosas e competentes e serem úteis”.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Falta de postos de recarga retrai vendas de carros elétricos

Falta de postos de recarga retrai vendas de carros elétricos

28/03/2024

Estudo revela que brasileiros ainda tem medo de comprar carros elétricos por falta de pontos de...

Categorias