19 abril, 2024

Últimas:

Parques em São Paulo: descubra as melhores opções para visitar 

Anúncios

Os parques em São Paulo são ótimas opções para quem busca se refugiar da correria da cidade grande e descansar um pouco, com ótima vista e diversas paisagens naturais.

Talvez você esteja pensando em se mudar ou até mesmo em comprar um apartamento na maior cidade do país, mas tem dúvidas em viver neste lugar conhecido por ser uma “selva de pedra”.

Anúncios

Contudo, apesar de São Paulo ser uma conhecida metrópole, ela também apresenta muitos lugares verdes e amplas possibilidades de lazer ao ar livre.

Então, confira nosso texto para conhecer um pouco mais sobre 7 parques de São Paulo. Tenha uma ótima leitura!

Anúncios

7 Parques em São Paulo que você precisa conhecer 

Como falamos acima, a Terra da Garoa também apresenta várias áreas verdes que oferecem descanso para a correria do dia a dia dos paulistanos.

Aliás, eles também são ótimas opções para quem deseja conhecer alguns pontos turísticos da cidade que encantam pela diversidade da flora e da fauna. Além de serem alternativas de lazer gratuitas.

Por isso, elaboramos uma lista com os 7 parques em São Paulo que você precisa conhecer. Para tal, pensamos nas atrações dos locais, na facilidade de acesso e nas atividades que a cidade oferece nesses lugares.

Continue lendo para saber mais sobre eles!

Parque Ibirapuera 

Um dos parques de São Paulo mais famosos é o Ibirapuera. Inaugurado em 1954, ele possui cerca de 130 hectares e é um dos patrimônios históricos da cidade.

Ele fica na região da Vila Mariana e conta com diversos portões de acesso, o que facilita a visitação das pessoas, com estações de metrô a poucos metros de distância do local.

A área verde do Parque Ibirapuera fica aberta para visitação das 5h até meia-noite, sendo uma de suas maiores atrações do lugar.

Além disso, o parque conta com ciclovias, playgrounds e áreas poliesportivas, o que permite a prática de exercícios físicos de crianças e adultos.

Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico de São Paulo, por sua vez, foi criado em 1928 e abriga, atualmente, o Instituto de Botânica e o Museu Botânico de São Paulo.

Assim, o objetivo desse parque consiste em mostrar aos visitantes a beleza da biodiversidade da fauna e flora locais.

Ele possui uma área de mais de 360 mil metros quadrados e conta com mais de 139 espécies de aves, assim como diversas árvores que correm o risco de extinção. 

Para entrar no Jardim Botânico, é necessário pagar uma taxa simbólica de R$ 10.

Parque Villa-Lobos

Às margens do Rio Pinheiros, se localiza um dos mais belos parques de São Paulo. O Parque Estadual Villa-Lobos se estende por 741 mil metros quadrados divididos em áreas verdes, com bosques de Mata Atlântica.

Concebido em 1994, o seu nome foi escolhido em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, um dos maiores músicos brasileiros.

Por isso, considera-se esse parque como um ambiente temático musical, onde há um anfiteatro aberto com 450 lugares e que recebe diversos tipos de atrações artísticas.

Além disso, o local conta com um complexo de tênis que já recebeu torneios nacionais e internacionais, e o belíssimo Orquidário Ruth Cardoso.

Parque Água Branca

Um dos espaços arquitetônicos mais belos de São Paulo, o Parque Água Branca cativa seus visitantes com exposições de animais e prédios de imenso valor histórico. 

Desde o início dos anos 1900, a Sociedade Rural Brasileira idealizou este parque como um espaço para abrigar convenções e provas zootécnicas, mostrando assim a riqueza da indústria animal do Estado.

Na localidade, encontram-se dois lagos artificiais onde se criam peixes e tartarugas. Assim como prédios de valor histórico e cultural, como o Fundo Social de São Paulo e o Espaço Cultural Tattersal.

Parque Trianon

Um dos mais antigos parques de São Paulo, o Trianon foi inaugurado em 1892 e é um dos patrimônios culturais da cidade.

Com piso de pedras portuguesas, o Trianon apresenta diversos aparelhos de ginástica e locais de recreação infantil, proporcionando atividades para os diferentes públicos.

O grande diferencial do parque é sua vegetação remanescente da Mata Atlântica. Assim, os visitantes se encantam com as diferentes espécies de plantas exóticas e vegetação nativa da região, como cedro, canela-poca, pau-ferro, tamboril e sapopemba.

Parque da Juventude

Na Zona Norte da cidade, se localiza o Parque da Juventude, um ambiente de lazer ao ar livre que substituiu o Complexo Penitenciário do Carandiru.

Portanto, trata-se de um complexo cultural, esportivo e recreativo que mudou a cara da cidade, modificando um espaço antes visto como um lugar negativo.

Desse modo, o Parque da Juventude possui 3 grandes seções: a primeira se volta para as práticas esportivas; a segunda, às trilhas e lugares verdes; a última, por sua vez, às áreas institucionais e culturais.

Neste parque, é possível visitar a Biblioteca de São Paulo, finalista em 2018 do Prêmio Melhor Biblioteca do Mundo.

Parque Estadual da Cantareira

Por último, você precisa conhecer o Parque Estadual da Cantareira, uma unidade de conservação que abrange parte da Serra da Cantareira.

Esse parque possui 4 grandes núcleos de visitação:

  • Pedra Grande: Local mais visitado do parque, com diversas trilhas no meio da Mata Atlântica;
  • Engordador: O seu nome deriva de uma fazenda que existia na região, onde se fazia a engorda do gado. Apresenta inúmeros córregos e riachos em sua extensão;
  • Águas Claras: O foco desse núcleo se concentra na educação ambiental, visto que 80% de sua área engloba a Área de Proteção dos Mananciais;
  • Cabuçu: O núcleo mais recente, cuja visitação pública se iniciou em 2008. Conta com 5 trilhas, onde se pode conhecer as diversas espécies de fauna e flora do parque.

Conclusão 

Como pode ver, é muito importante ir até os parques de São Paulo para conhecer melhor os espaços verdes da cidade, além de ter acesso a novas opções culturais e esportivas.

Por isso, se você pretende visitar a cidade em breve, tome a nossa lista como ponto de partida para garantir boas experiências para a sua viagem.

Obrigado pela leitura e até a próxima!

Últimas

Nova plataforma de estudos participará da Bett 2024

Nova plataforma de estudos participará da Bett 2024

19/04/2024

O Pazzei é um produto do Super Professor e estará presente na feira Bett Brasil, que...

Categorias