14 de julho, 2024

Últimas:

Parlamentar holandês vai relançar concurso de caricaturas de Maomé

Anúncios

O parlamentar holandês de extrema direita Geert Wilders anunciou na noite deste sábado (28) que pretende relançar a organização de um concurso de caricaturas do profeta Maomé um ano depois de decidir cancelar uma iniciativa similar após sofrer ameaças de morte.

Wilders, conhecido por suas posições radicalmente anti-islâmicas, convidou seus seguidores no Twitter a “enviarem-lhe caricaturas de Maomé”, desenhos satíricos que representem o profeta.

Anúncios

O legislador deseja organizar o concurso nas instalações do Parlamento holandês, em Haia, invocando a liberdade de expressão.

Wilders, líder do Partido pela Liberdade (PVV), já tinha anunciado em junho de 2018 a intenção de organizar esta competição, antes de cancelá-la após sofrer ameaças de morte.

Anúncios

A iniciativa suscitou fortes críticas de parte da comunidade muçulmana, particularmente no Paquistão, onde foram realizadas várias manifestações, embora também tenham ocorrido incidentes na Holanda.

Em novembro passado, um tribunal holandês condenou um homem paquistanês a dez anos de prisão por organizar um “ataque terrorista” contra Wilders.

Detido em Haia, o cidadão paquistanês havia publicado um vídeo no Facebook em que dizia querer mandar Wilders “ao inferno” e pediu a outros muçulmanos que o apoiarem.

Dois dias depois, o legislador decidiu cancelar o concurso. No dia seguinte, um jovem afegão esfaqueou dois turistas americanos na estação central de Amsterdã.

Condenado a 26 anos de prisão em outubro, o jovem disse ter realizado o ataque para “proteger o profeta Maomé”, mencionando em particular o nome de Wilders.

O legislador de 56 anos tem proteção permanente do Estado holandês.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Maria Bozzoni Lourenço – 85 anos Sepultamento Cemitério Portal das Cruzes 15/07/24 às 10h Velório Complexo Funerário Anúncios Genitora...

Categorias