15 de abril, 2025

Últimas:

‘Parafuso de Jesus’ pode estar por trás de acidente de helicóptero que matou família espanhola de férias em Nova York

Anúncios

Um componente crucial da aeronave, conhecido como “parafuso de Jesus”, pode ter caído ou apresentado defeito durante o acidente de helicóptero no Rio Hudson, em Nova York (EUA), que matou seis pessoas na quinta-feira (10/4), alertou um especialista em aviação.

Imagens aterrorizantes capturaram o momento em que o helicóptero “se desfez” em pleno voo, antes de um forte estrondo ecoar pelo Píer 40 de Nova York e a aeronave mergulhar no rio, pousando de cabeça para baixo.

Anúncios

Agustín, Merce e os três filhos antes da queda de helicóptero no Rio Hudson, Nova York (Foto: Reprodução/New York Helicopter Tours LLC)

Agustín Escobar, ex-presidente da Siemens Espanha, sua esposa, Mercè Camprubí Montal e os seus três filhos, de 4, 5 e 11 anos, foram declarados mortos logo após a aeronave Bell 206 cair. O analista de aviação Julian Bray alertou que o “parafuso de Jesus” do helicóptero – um componente crucial que prende as pás do rotor ao mastro – pode ter falhado em pleno voo, provocando o terrível acidente.

O especialista disse que isso pode ter causado o desprendimento das pás do helicóptero enquanto ele ainda girava no ar, possivelmente cortando a aeronave antes de ela cair na água.

Anúncios

O rotor principal de helicóptero que voava sobre o Rio Hudson se desprendeu no ar e continuou girando enquanto caía (Foto: Reprodução/X)

“O que parece ter acontecido com este helicóptero em particular é que o rotor, o rotor principal… se desprendeu, porque num vídeo vemos as pás girando para longe do helicóptero. Mas isso parece ter cortado a metade traseira do helicóptero, fazendo com que a fuselagem caísse como uma pedra no Rio Hudson”, explicou ele ao “Sun”. “Há um procedimento específico que precisa ser verificado toda vez que o helicóptero passa por manutenção, com o Parafuso de Jesus, porque, sem ele, tudo desmorona. Parece que foi mesmo o parafuso de Jesus. Estava com defeito ou não foi apertado, ou por algum motivo, rompeu”, acrescentou o especialista.

Em destaque, o ‘parafuso de Jesus’, que prende as pás do rotor ao mastro do helicóptero (Foto: Reprodução/LinkedIn)
Peças conhecidas como ‘parafusos de Jesus’, fundamentais para o funcionamento de um helicóptero (Foto: Reprodução)

A rádio catalã RAC1 noticiou nesta sexta-feira (11/4) que a família de Barcelona havia reservado o passeio de helicóptero para comemorar o aniversário de uma das crianças.

Sean Johnson, piloto de helicóptero que caiu no Rio Hudson (Foto: Reprodução/Facebook)

O piloto foi a sexta pessoa confirmada como morta na tragédia. Ele foi identificado como Sean Johnson, que tinha 36 anos e era ex-piloto do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Ela estava em Nova York havia pouco tempo para retomar a carreira na aviação, de acordo com reportagem do site “Gothamist”.

A tragédia no Rio Hudson é o mais recente de uma longa lista de desastres envolvendo helicópteros na cidade de Nova York. Pelo menos 32 pessoas morreram em acidentes de helicóptero na maiuor metrópole dos EUA desde 1977.

Antes da queda de quinta-feira, o acidente mais recente, em 2018, cinco dos seis ocupantes de um helicóptero que havia decolado de Nova Jersey morreram e caíram nas águas geladas do East River, o outro rio de Manhattan.

Fonte: Extra

Talvez te interesse

Últimas

Oferecerá uma experiência de realidade virtual"do campo à fibra"...

Categorias