Anúncios
O Palmeiras levou um susto, mas estreou na Copa do Brasil de 2023 com o pé direito. Na noite desta quarta-feira, o Alviverde venceu o Tombense por 4 a 2, de virada, no Allianz Parque, pela partida de ida da terceira fase do torneio. Gabriel Menino, Flaco López e Gustavo Gómez anotaram os gols dos mandantes, enquanto Matheus Frizzo e Marcelinho fizeram para os mineiros.
Com o resultado, o Verdão pode perder por até um gol de diferença no jogo de volta para garantir uma vaga nas oitavas de final da competição. O embate está marcado para o dia 26 de abril (quarta-feira), às 20 horas (de Brasília), no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG).
Anúncios
Antes de pensar neste compromisso, no entanto, o Palmeiras volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O clube estreia na liga neste sábado, às 16 horas, contra o Cuiabá, no Allianz Parque.
Atuando com o apoio de sua torcida, o Verdão começou o primeiro tempo tentando partir para cima. Com apenas três minutos, Endrick recebeu bom passe na área e tentou encobrir o goleiro, mas chutou fraco e parou em Felipe Garcia. Na sequência, foi a vez de Dudu tentar. O atacante ficou livre na intermediária e soltou uma pancada pelo lado.
Anúncios
Do outro lado, os visitantes foram precisos na resposta. Com o relógio marcando nove minutos, Matheus Frizzo pegou o rebote na entrada da área, dominou e emendou um belo chute para abrir o placar na casa alviverde. Weverton até chegou a tocar na bola, porém não foi o suficiente para evitar o golaço.
Em desvantagem, o Verdão intensificou ainda mais a sua pressão. Aos 19, Gabriel Menino arriscou de longe e obrigou Felipe Garcia a fazer boa defesa. E o goleiro voltou a brilhar instantes depois. Flaco López recebeu cruzamento na área e cabeceou firme, sem marcação. Atento, o arqueiro fez um milagre para evitar o empate.
Com 33, Zé Rafael chutou da intermediária, a bola desviou na marcação e quase encobriu Felipe Garcia, que se recuperou a tempo para empurrar a bola por cima do travessão.
Já aos 38 minutos, o Palmeiras enfim conseguiu balançar as redes. Gabriel Menino foi acionado pela esquerda, puxou para o meio e bateu com muita categoria para deixar tudo igual. A bola ainda bateu na trave antes de morrer no fundo da meta.
E não demorou para sair a virada. No lance seguinte, Vanderlan disparou pela ponta esquerda e cruzou na medida para Flaco López, que, desta vez, não perdoou. O atacante testou firme e colocou os mandantes na frente.
Do outro lado, o Tombense voltou a assustar apenas nos acréscimos. Matheus Frizzo arriscou de fora e obrigou defesa de Weverton.
Na volta do intervalo, os visitantes tentaram arriscar um pouco mais. Com dois minutos, Alex Sandro bateu colocado e deu um susto na torcida alviverde. Aos oito, Fernandão subiu mais que a marcação após cobrança de escanteio e cabeceou por cima.
O Alviverde, por sua vez, levou perigo pela primeira vez na etapa final aos 15 minutos. Zé Rafael cobrou falta da entrada da área e viu Felipe Garcia voar para espalmar. Aos 25, Giovani invadiu a área pela direita e cruzou rasteiro para Richard Rios, que apareceu sozinho na marca do pênalti. O volante, entretanto, arrematou pelo lado e desperdiçou grande chance.
Os mineiros responderam dez minutos depois. Matheus Frizzo dominou pela direita e soltou uma pancada para a intervenção de Weverton.
Já aos 42, o Palmeiras encaminhou a vitória. Rafael Navarro recebeu bom passe dentro da área e foi derrubado pelo zagueiro, gerando pênalti. Na cobrança, o zagueiro Gustavo Gómez encheu o pé e ampliou o marcador.
No lance seguinte, o Tombense descontou. Após cobrança de falta para dentro da área, Marcelinho pegou a sobra e emendou um lindo chute no ângulo para diminuir o prejuízo. Em um primeiro momento, a arbitragem anulou o gol por uma falta, mas Bruno Arleu de Araújo validou o tento após revisar no VAR.
A reação, no entanto, parou por aí. Isso porque, aos 51 minutos, Rafael Navarro marcou mais um para o Palmeiras e colocou números finais ao compromisso. No último lance, Luis Guilherme ainda teve uma chance clara de marcar. O atacante pegou o rebote sozinho na marca do pênalti e isolou.
PALMEIRAS 4 X 2 TOMBENSE
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 12 de abril de 2023, quarta-feira
Horário: às 20h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Jaderson, Roger, Daniel Amorim, Bruno Silva (Tombense)
GOLS: Gabriel Menino, aos 38 do 1ºT, Flaco López, aos 40 do 1ºT, Gustavo Gómez, aos 42 do 2ºT, e Rafael Navarro, aos 51 do 2ºT (Palmeiras); Matheus Frizzo, aos 9 do 1ºT, e Marcelinho, aos 44 do 2ºT (Tombense)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Gabriel Menino (Richard Rios), Zé Rafael e Jhon Jhon (Rafael Navarro); Dudu (Giovani), Endrick (Breno Lopes) e Flaco López (Luis Guilherme).
Técnico: Abel Ferreira
TOMBENSE: Felipe Garcia; Kevin, Wesley, Roger Carvalho, Guilherme Santos; Elton (Luiz Fernando), Bruno Silva e Matheus Frizzo (Egídio); Jaderson (Marcelinho), Alex Sandro (Keké) e Daniel Amorim (Fernandão).
Técnico: Marcelo Chamusca
Fonte: CBF – Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras