Palmeiras vence o América-MG e conquista primeiro turno do Brasileirão

Na noite desta segunda-feira, o Palmeiras venceu o América-MG por 1 a 0 em duelo disputado na Arena Independência. O duelo foi válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro e, com o resultado, o Verdão garantiu o título simbólico do primeiro turno da competição de maneira antecipada. O gol do triunfo foi anotado por Gustavo Scarpa.

O resultado fez o Palmeiras chegar a 36 pontos, abrindo quatro de vantagem para o vice-líder Corinthians. Com isso, não poderá ser ultrapassado na próxima rodada. Já o América-MG segue em situação complicada, com 18 pontos, na 17ª colocação.

Para fechar o primeiro turno do Brasileirão, o Palmeiras volta a campo neste domingo, às 16h (de Brasília), quando recebe o Internacional no Allianz Parque. Mais tarde, às 18h (de Brasília), o América-MG visita o Atlético-GO no Antônio Accioly.

A etapa inicial começou equilibrada no Independência, mas com poucas grandes oportunidades. O América-MG chegou logo no primeiro minuto, com Matheusinho, que finalizou em cima da zaga palmeirense e conquistou o escanteio. Depois disso, porém foram muitas disputas na altura do meio de campo.

O Palmeiras só passou a assustar o adversário aos 20 minutos, quando chegou com perigo pelo lado direito. Marcos Rocha apareceu na linha de fundo e cruzou rasteiro, mas a bola passou por Merentiel e Dudu, que não conseguiram finalizar. Depois disso, o Verdão fez uma blitz na área adversária.

Aos 23, Dudu quase abriu o placar ao finalizar e ver a bola desviar na zaga, mas Matheus Cavichioli fez boa defesa. No minuto seguinte, o Palmeiras até balançou a rede com Wesley, mas a arbitragem assinalou impedimento de Dudu na origem da jogada. Já aos 26, foi a vez de Raphael Veiga aparecer com perigo, finalizando de fora da área.

A resposta do América-MG aconteceu aos 27 minutos, quando Danilo Avelar avançou pelo lado esquerdo com liberdade e arriscou o chute forte, mas a bola foi na rede pelo lado de fora do gol defendido por Weverton. Depois disso, porém as chances diminuíram para os dois lados, e o 0 a 0 prevaleceu até o intervalo.

No segundo tempo, o Palmeiras tentou pressionar o adversário logo nos minutos iniciais. Raphael Veiga invadiu a área logo no primeiro minuto, mas foi travado no momento da finalização. Depois, em contra-ataque, Merentiel recebeu de Wesley, mas não conseguiu fintar a marcação e foi desarmado na entrada da área.

Contudo, a partida voltou a ficar truncada. Com o gramado ruim, as equipes tinham dificuldade para trocar passes e construir as jogadas pelo chão. Quem voltou a assustar, aos 17 minutos, foi o América-MG. Henrique Almeida aproveitou a sobra após cruzamento na área e tentou o cabeceio, mas Weverton fez grande defesa para impedir o gol.

Apesar da chegada do time da casa, o Palmeiras não se deixou abalar e seguiu em cima até abrir o placar, aos 20 minutos. Ao receber pelo lado esquerdo do ataque, Gustavo Scarpa fintou a marcação e bateu com categoria para anotar um bonito gol e colocar o Verdão em vantagem.

Depois do gol, o Palmeiras seguiu em cima do adversário e quase ampliou o marcador aos 31 minutos. Depois de boa jogada de Dudu, Zé Rafael pegou a sobra, invadiu a área e tentou a finalização, mas pegou mal na bola e chutou para fora. Outra chance desperdiçada foi aos 35, quando Flaco López tocou para Gustavo Scarpa, que entrou livre dentro da área, mas furou ao tentar finalizar de frente para o gol adversário.

Nos minutos finais, o América-MG tentou se lançar ao ataque, mas pouco conseguiu agredir o adversário. O Palmeiras ainda levou perigo aos 45 minutos, quando Mayke ajeitou de cabeça para José López, que desviou de letra, mas a bola passou raspando a trave. No último minuto, Juninho perdeu uma grande oportunidade, quando tentou completar para a rede sem goleiro, mas mandou para fora. Assim, o Palmeiras venceu o América-MG pela vantagem mínima no Independência.

AMÉRICA-MG 0 X 1 PALMEIRAS

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 21 de julho de 2022 (quinta-feira)
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Cartões amarelos: Iago Maidana, Patric, Matheusinho e Raul Cáceres (América-MG); Danilo, Wesley e José López (Palmeiras)
Gol: Gustavo Scarpa, aos 20 do 2T (Palmeiras)

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Éder, Iago Maidana, Germán Conti e Danilo Avelar (Raúl Cáceres); Juninho, Matheusinho, Pedrinho (Felipe Azevedo) e Everaldo (Índio Ramírez); Henrique Almeida.
Técnico: Vagner Mancini

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Danilo (Gabriel Menino), Zé Rafael e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Dudu (Mayke), Wesley (Breno Lopes) e Merentiel (José López)
Técnico: Abel Ferreira

Fonte: Yahoo!Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras