Anúncios
Abel Ferreira diz que o Palmeiras só precisa construir um centro de treinamentos novo para se tornar um clube de excelência na base.
Os garotos do Verdão treinam em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, e bem antes da declaração do português o clube já montou o projeto para reformar a Academia de Futebol 2.
Anúncios
O projeto executivo, onde constam todas as informações técnicas para o início da obra, já está aprovado no clube. No ano passado, a diretoria de Maurício Galiotte começou a trabalhar para obter as licenças necessárias, projetando que a gestão futura iniciasse as obras.
O CT da base fica dentro do Parque Ecológico do Tietê e tem mais de 45 mil m² de área, contando cinco campos de tamanho oficial em grama natural, sendo um deles para jogos.
Anúncios
O local já passou por melhorias em sua estrutura e em 2018 teve vestiários reformados e mobiliados novamente, por exemplo. Há, ainda, academia de musculação, salas de fisioterapia e fisiologia e departamento médico.
A ideia do Verdão é dar para a base um local de treinos com estrutura que se assemelha a do Centro de Excelência do elenco profissional. Estão previstos:
- Hotel com 132 ocupações, com quartos para duas e quatro pessoas;
- Miniestádio com arquibancada para dois mil lugares, nova estrutura de vestiários, cabine de transmissões e futuramente instalação de refletores;
- Piscina aquecida para tratamento dos jogadores, nova área de alimentação e de lazer.
Assim será possível integrar a rotina dos atletas do sub-14 ao sub-20 em um mesmo local. Hoje, os garotos dessas categorias vivem em hotéis na Barra Funda, bairro onde fica a sede social e o refeitório em que almoçam. De lá eles seguem no ônibus do clube para o local de treinos.
Mesmo com o novo CT, o Palmeiras continuará com o intercâmbio entre base e profissional, com treinos frequentes dos times, especialmente sub-20 e sub-17, na Academia de Futebol, junto dos profissionais.
Antes da pandemia de Covid-19, a expectativa era de que a reforma começasse ainda em 2020, mas os planos tiveram de mudar. Até por conta do impacto nas receitas durante esse período, a diretoria anterior deixou a parte burocrática adiantada para que a gestão de Leila Pereira dê sequência à modernização do CT das categorias de base.
Embora o treinador tenha falado até em vender um dos garotos do elenco campeão da Copa São Paulo para fazer a reforma, o plano da diretoria é manter os principais nomes do sub-20. É o caso de Giovani, que recebeu uma proposta do holandês Ajax, mas o Verdão já recusou e disse querer mantê-lo no clube.
Fonte: G1