23 abril, 2024

Últimas:

Palmeiras encaminha venda de Mina para o Barcelona; falta assinatura

Anúncios

O Palmeiras está pelos últimos detalhes para anunciar a transferência do zagueiro colombiano Yerry Mina para o Barcelona. Ao todo, a operação chegará a 12,39 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões). Faltam basicamente as assinaturas para a concretização do negócio.

A última aresta tem a ver com o mecanismo de solidariedade da Fifa, no qual os formadores (clubes pelos quais o atleta passou dos 12 aos 23 anos) têm direito a receber um total de 5% de cada transferência, divididos proporcionalmente ao período. Do montante total, 590 mil euros serão destinados a esse mecanismo.

Anúncios

Dos 11,8 milhões de euros restantes, o Palmeiras ficará com 10 milhões de euros. A informação foi publicada pelo UOL e confirmada pelo GloboEsporte.com. O Santa Fe, que detém 20% dos direitos econômicos, receberá 1,8 milhão de euros, porque o clube brasileiro negociou para que essa porcentagem fosse referente ao antigo valor de prioridade de compra do Barcelona, de 9 milhões de euros.

A prioridade passaria a valer após a Copa do Mundo, em julho. Mas, diante da necessidade de tê-lo já em janeiro, o clube catalão aceitou negociar uma maior compensação financeira. Partiu também do zagueiro o desejo de se transferir agora, como ele próprio relatou à diretoria na sexta-feira passada, ao se reapresentar após as férias.

Anúncios

Vale lembrar que quem bancou a compra de Mina, em 2016, foi o ex-presidente Paulo Nobre. Ou seja, o clube terá de ressarcir, em acerto posterior, os R$ 11,7 milhões gastos por ele, com correção monetária. O lucro ficará com o Verdão.

Após chamar a atenção no Santa Fe, da Colômbia, onde foi campeão Sul-Americano, Mina foi contratado pelo Palmeiras em 2016. Logo no seu primeiro ano, o zagueiro foi um dos destaques do título brasileiro, se destacando com a saída de bola e seu jogo aéreo.

Números do zagueiro

O primeiro ano de Mina foi o melhor vestindo a camisa do Palmeiras. Apesar de ter atuado menos, o zagueiro conseguiu ser um dos destaques da equipe campeã brasileira, sendo presença garantida em todas as seleções da competição. Ao todo, em 2016, o colombiano atuou em 15 jogos e marcou quatro gols.

Em 2017, porém, o zagueiro não conseguiu repetir suas atuações. Para piorar, em agosto, Mina se lesionou em partida válida pela Libertadores, ficando cerca de dois meses fora dos gramados. Em 2017, o zagueiro atuou em 34 jogos e marcou cinco gols.

A passagem de Mina pelo Palmeiras também quebrou um retrospecto recente de zagueiros estrangeiros que não deram certo na equipe. Nos últimos anos, a torcida do Verdão viu gringos como o argentino Tobio, o paraguaio Roman e os uruguaios Victorino e Eguren (volante que atuava na zaga).

Com 49 jogos, Yerry Mina ocupa a 25ª posição entre os estrangeiros que mais atuaram pelo Palmeiras. Na posição em que atua, ele é o terceiro zagueiro que mais vestiu a camisa do Verdão. Na frente dele estão: Arouca (português – 137 jogos) e Gamarra (paraguaio – 57 jogos).

 

Fonte: G1

Últimas

Locação de imóveis usados em Botucatu e nas cidades da região tem alta em março, mostra pesquisa

23/04/2024

Anúncios O mercado de imóveis usados nas regiões de Bauru (SP) fechou o mês de março com alta...

Categorias