Anúncios
Histórico da família Basques com o Centro Paula Souza envolve três gerações e inclui formação técnica, empreendedorismo e premiação em inovação
A trajetória da família Basques com o Centro Paula Souza, em Botucatu, se destaca pelo envolvimento de pai e filhos ao longo de mais de duas décadas. Anselmo dos Santos Basques iniciou sua formação nas unidades da Etec e Fatec locais, incentivou os filhos a trilharem o mesmo caminho e hoje compartilha com eles os frutos de uma trajetória marcada por educação de qualidade, crescimento profissional e empreendedorismo.
Anúncios
Morador de Botucatu, Anselmo cursou o Ensino Médio na Etec Dr. Domingos Minicucci Filho e concluiu os cursos superiores de tecnologia em Informática e Agronegócio na Fatec Botucatu. A formação acadêmica foi decisiva para sua ascensão na área de tecnologia da informação em uma empresa do setor agropecuário, onde trabalhou por 22 anos.
Seguindo o exemplo do pai, seus dois filhos, Carlos e Bernardo, também estudaram ou estudam no Centro Paula Souza. Carlos, o mais velho, formou-se no curso de Agronegócio da Fatec em 2024 e atua na mesma empresa em que Anselmo construiu sua carreira. Já Bernardo, o mais novo, cursa o Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Etec.
Anúncios
“O Ensino Médio da Etec é uma excelente base para o vestibular e também para o mercado de trabalho. Bernardo tem interesse por Zootecnia, mas se optar por TI, já estará bem preparado”, destaca Anselmo.
Em 2024, pai e filho fundaram juntos uma startup especializada em soluções tecnológicas para o agronegócio, mantendo inclusive a antiga empregadora como cliente. No final de junho deste ano, a dupla foi premiada durante o Desafio de Inovação, realizado em Holambra, com o projeto Inteagro, uma solução que permite o rastreamento e a gestão de operações agrícolas via aplicativo de mensagens.
“Desenvolvemos a ferramenta a partir da escuta de demandas reais do campo. Ela conecta produtores à cadeia de suprimentos com mais eficiência e segurança”, explica Anselmo. O projeto conta ainda com a colaboração de Eduardo Bordignon Figueiredo, tecnólogo em Análise de Sistemas de Computação.
A história da família reflete o impacto positivo do ensino técnico e tecnológico na formação de profissionais capacitados, além de evidenciar a importância da influência familiar nas escolhas educacionais e profissionais.