25 abril, 2024

Últimas:

Pagamentos digitais revolucionando o mundo online

Anúncios

Os serviços e plataformas de pagamento digital têm conquistado o mundo nos últimos anos, e essa tendência vem crescendo ainda mais em 2022. O pagamento digital, também conhecido como pagamento eletrônico, refere-se à transferência de dinheiro ou moedas digitais entre diferentes contas usando plataformas digitais, como e-wallets e aplicativos de pagamento.

Um pagamento eletrônico, ou sistema de pagamento de comércio eletrônico, é qualquer plataforma que permite que duas partes façam essas transações financeiras pela internet. Empresas e acionistas estão sendo compelidos a reconsiderar suas estratégias à medida que a transição para transações online acelera as opções de pagamento eletrônico. 

Anúncios

Além disso, com a concorrência aumentando, os serviços de valor agregado podem ajudar os provedores de pagamento digital, bem como os varejistas, a distinguir e estabelecer novos e diversificados fluxos de receita.

Nos últimos dois anos, vários fatores que incluem o crescimento da proporção de domicílios brasileiros com acesso à internet, a adoção generalizada de compras online e o aumento do cuidado com as medidas sanitárias aceleraram a transição para todos os tipos de pagamentos digitais. Sem surpresa, o volume total de pagamentos digitais continuou a aumentar em um ritmo incrível, superando em 2021 a marca de US$4,1 trilhões.

Anúncios

Com vários setores, bem como consumidores, transitando continuamente para mercados online e hábitos de compras digitais, a adoção do pagamento digital continua aumentando, especialmente entre as gerações mais jovens (principalmente, millennials), que adotaram completamente os serviços de e-wallet, pagamento sem contato, aplicativos de pagamento P2P e muitas outras plataformas.

Uma rápida transição

Vários mercados, que sempre foram conhecidos por impulsionar inovações e avanços tecnológicos, vêm adotando rapidamente os pagamentos digitais para atrair novas gerações de clientes.

O e-commerce é obviamente o setor que mais se beneficiou com essa nova tendência, mas o varejo em geral foi impactado por isso. Uma maior adoção de pagamentos digitais também pode ser notada na indústria de entretenimento online, especialmente nos setores de videogames e jogos de azar, uma vez que se tornou possível adquirir jogos de videogame e até mesmo disputar jogos de poker a dinheiro utilizando estes métodos de pagamento.

“Os compradores continuam procurando maneiras mais fáceis de acessar carteiras móveis, cartões-presente digitais, recompensas e pontos de fidelidade e, como resultado, estão cada vez mais buscando varejistas que adotaram pagamentos digitais e sem contato”, disse Theresa McEndree, diretora global de marketing da Blackhawk Network, um provedor internacional de pagamentos digitais. “Nossa pesquisa mostra que os consumidores em todo o mundo são atraídos por varejistas que oferecem pagamentos digitais rápidos, contínuos e seguros. À medida que começamos a avançar mais em nossa recuperação econômica, os vencedores serão os comerciantes que atendem às preferências do comprador de hoje”.

Instituições bancárias e corporações de diversos setores fizeram da digitalização uma prioridade em 2020 e 2021, e esse movimento está resultando no surgimento de plataformas de pagamento digital em todo o mundo. 

Os consumidores também estão digitalizando suas compras na loja e online, trazendo novas tecnologias, como pagamentos sem contato e carteiras digitais. Aplicativos como Mercado Pago cresceram em popularidade, de acordo com relatórios do setor, com volume atingindo cerca de US$400 bilhões em 2020 como resultado do crescimento maciço de usuários.

Aplicativos de pagamento

https://lh5.googleusercontent.com/WqLTcBGCYfHSbg3j8gzeHzDO40UZyPjn1y2mJ7OWS-_e2hVtii5-qELzGATeWT4xb4dqwSImU7Gb1UiZvbfDjTEb13ckksSXrMI6zOjOqa1XNODlsQa5Mvv3fkLKSwwiPVljzyO2QgfS1FeZ6w

Os aplicativos de pagamento digital móvel permitem a transferência de dinheiro entre usuários e empresas usando dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Os principais provedores P2P relataram um aumento de dois dígitos nos downloads mensais de aplicativos em 2020, uma tendência que continuou no ano passado, com 30% dos indivíduos nos Estados Unidos se inscrevendo em novas plataformas P2P no primeiro semestre de 2021.

Esses aplicativos são habilitados por uma variedade de tecnologias, incluindo machine-learning e inteligência artificial. À medida que os clientes continuam a usar aplicativos de pagamento para fazer compras, a tecnologia de machine-learning pode investigar e melhorar essas experiências. Essa experiência aprimorada do usuário garante proteção contra fraudes e maior segurança.

Carteiras digitais

https://lh5.googleusercontent.com/qDiAdGuSxLlwfqmP6qrjyiZfYo-MwH8exIeE9z64VAD9OwpYwzZTDE81P1dm0YOr4Y0px_VIYmP53vbPaAbuTfegUGUFR53YRMFyaD-UpmdIPo1pOS69Pc9jzDk7vfWS4piLpZB-V2PgbIxLGw

Uma carteira digital, ou e-wallet, é uma plataforma de pagamento que armazena informações de cartão de crédito ou débito dos usuários e pode ser usada em dispositivos móveis e computadores pessoais, e são capazes de processar cartões de crédito, cartões de recompensas e associações, entre outros recursos. 

Os consumidores estão cada vez mais recorrendo às carteiras digitais devido à sua conveniência e potencial para diminuir a fraude. De acordo com pesquisas de mercado, até setembro de 2020, cerca de 50% dos clientes brasileiros afirmaram ter aumentado o uso desse método de pagamento, com pouco mais de 20% indicando que o aumentaram significativamente.

A Geração Z é mais propensa a usar carteiras digitais como Apple Pay, PayPal e outros serviços P2P; essa faixa etária usa essas plataformas consideravelmente mais do que outras gerações e está alcançando rapidamente os consumidores mais velhos na adoção de outros serviços de pagamento digital.

Últimas

Os CIOs globais estão preparados para expandir a IA, mas as organizações não estão tão prontas

25/04/2024

O terceiro relatório global anual de CIOs da Lenovo revela que a IA é a prioridade...

Categorias