11 de setembro, 2025

Últimas:

Pagamentos digitais revolucionando o mundo online

Anúncios

Os serviços e plataformas de pagamento digital têm conquistado o mundo nos últimos anos, e essa tendência vem crescendo ainda mais em 2022. O pagamento digital, também conhecido como pagamento eletrônico, refere-se à transferência de dinheiro ou moedas digitais entre diferentes contas usando plataformas digitais, como e-wallets e aplicativos de pagamento.

Um pagamento eletrônico, ou sistema de pagamento de comércio eletrônico, é qualquer plataforma que permite que duas partes façam essas transações financeiras pela internet. Empresas e acionistas estão sendo compelidos a reconsiderar suas estratégias à medida que a transição para transações online acelera as opções de pagamento eletrônico. 

Anúncios

Além disso, com a concorrência aumentando, os serviços de valor agregado podem ajudar os provedores de pagamento digital, bem como os varejistas, a distinguir e estabelecer novos e diversificados fluxos de receita.

Nos últimos dois anos, vários fatores que incluem o crescimento da proporção de domicílios brasileiros com acesso à internet, a adoção generalizada de compras online e o aumento do cuidado com as medidas sanitárias aceleraram a transição para todos os tipos de pagamentos digitais. Sem surpresa, o volume total de pagamentos digitais continuou a aumentar em um ritmo incrível, superando em 2021 a marca de US$4,1 trilhões.

Anúncios

Com vários setores, bem como consumidores, transitando continuamente para mercados online e hábitos de compras digitais, a adoção do pagamento digital continua aumentando, especialmente entre as gerações mais jovens (principalmente, millennials), que adotaram completamente os serviços de e-wallet, pagamento sem contato, aplicativos de pagamento P2P e muitas outras plataformas.

Uma rápida transição

Vários mercados, que sempre foram conhecidos por impulsionar inovações e avanços tecnológicos, vêm adotando rapidamente os pagamentos digitais para atrair novas gerações de clientes.

O e-commerce é obviamente o setor que mais se beneficiou com essa nova tendência, mas o varejo em geral foi impactado por isso. Uma maior adoção de pagamentos digitais também pode ser notada na indústria de entretenimento online, especialmente nos setores de videogames e jogos de azar, uma vez que se tornou possível adquirir jogos de videogame e até mesmo disputar jogos de poker a dinheiro utilizando estes métodos de pagamento.

“Os compradores continuam procurando maneiras mais fáceis de acessar carteiras móveis, cartões-presente digitais, recompensas e pontos de fidelidade e, como resultado, estão cada vez mais buscando varejistas que adotaram pagamentos digitais e sem contato”, disse Theresa McEndree, diretora global de marketing da Blackhawk Network, um provedor internacional de pagamentos digitais. “Nossa pesquisa mostra que os consumidores em todo o mundo são atraídos por varejistas que oferecem pagamentos digitais rápidos, contínuos e seguros. À medida que começamos a avançar mais em nossa recuperação econômica, os vencedores serão os comerciantes que atendem às preferências do comprador de hoje”.

Instituições bancárias e corporações de diversos setores fizeram da digitalização uma prioridade em 2020 e 2021, e esse movimento está resultando no surgimento de plataformas de pagamento digital em todo o mundo. 

Os consumidores também estão digitalizando suas compras na loja e online, trazendo novas tecnologias, como pagamentos sem contato e carteiras digitais. Aplicativos como Mercado Pago cresceram em popularidade, de acordo com relatórios do setor, com volume atingindo cerca de US$400 bilhões em 2020 como resultado do crescimento maciço de usuários.

Aplicativos de pagamento

https://lh5.googleusercontent.com/WqLTcBGCYfHSbg3j8gzeHzDO40UZyPjn1y2mJ7OWS-_e2hVtii5-qELzGATeWT4xb4dqwSImU7Gb1UiZvbfDjTEb13ckksSXrMI6zOjOqa1XNODlsQa5Mvv3fkLKSwwiPVljzyO2QgfS1FeZ6w

Os aplicativos de pagamento digital móvel permitem a transferência de dinheiro entre usuários e empresas usando dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Os principais provedores P2P relataram um aumento de dois dígitos nos downloads mensais de aplicativos em 2020, uma tendência que continuou no ano passado, com 30% dos indivíduos nos Estados Unidos se inscrevendo em novas plataformas P2P no primeiro semestre de 2021.

Esses aplicativos são habilitados por uma variedade de tecnologias, incluindo machine-learning e inteligência artificial. À medida que os clientes continuam a usar aplicativos de pagamento para fazer compras, a tecnologia de machine-learning pode investigar e melhorar essas experiências. Essa experiência aprimorada do usuário garante proteção contra fraudes e maior segurança.

Carteiras digitais

https://lh5.googleusercontent.com/qDiAdGuSxLlwfqmP6qrjyiZfYo-MwH8exIeE9z64VAD9OwpYwzZTDE81P1dm0YOr4Y0px_VIYmP53vbPaAbuTfegUGUFR53YRMFyaD-UpmdIPo1pOS69Pc9jzDk7vfWS4piLpZB-V2PgbIxLGw

Uma carteira digital, ou e-wallet, é uma plataforma de pagamento que armazena informações de cartão de crédito ou débito dos usuários e pode ser usada em dispositivos móveis e computadores pessoais, e são capazes de processar cartões de crédito, cartões de recompensas e associações, entre outros recursos. 

Os consumidores estão cada vez mais recorrendo às carteiras digitais devido à sua conveniência e potencial para diminuir a fraude. De acordo com pesquisas de mercado, até setembro de 2020, cerca de 50% dos clientes brasileiros afirmaram ter aumentado o uso desse método de pagamento, com pouco mais de 20% indicando que o aumentaram significativamente.

A Geração Z é mais propensa a usar carteiras digitais como Apple Pay, PayPal e outros serviços P2P; essa faixa etária usa essas plataformas consideravelmente mais do que outras gerações e está alcançando rapidamente os consumidores mais velhos na adoção de outros serviços de pagamento digital.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Patrocinada pelo Grupo Caio, corrida esgota primeiro lote em menos de 24 horas e terá nova abertura de vagas...

Categorias