Anúncios
O primeiro paciente a ser internado com o novo coronavírus na Santa Casa de Piracicaba (SP) teve alta hospitalar nesta sexta-feira (17). Luiz Degaspari, de 69 anos, estava internado desde o dia 5 de abril em ala exclusiva do hospital destinada para pacientes diagnosticados com Covid-19.
No momento da alta hospitalar, a equipe de médicos e enfermeiros que cuidou do paciente se despediu com aplausos.
Anúncios
Segundo a Santa Casa, estiveram envolvidos no atendimento médicos intensivistas e clínicos, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, além de enfermeiros e uma equipe multiprofissional (fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais e psicólogos) além da equipe de higienização e manutenção.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/6/D/TgCHpHSXaroGewMSF1TQ/dsc-5310.jpg)
De acordo com o infectologista e coordenador do Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa, Hamilton Bonilha de Moraes, o paciente recebeu alta devido à sua melhora clínica, mas o tratamento continua em casa em isolamento social.
Anúncios
“O processo de recuperação dos pacientes acontece de duas formas: a ‘cura clínica’, quando não há mais sintomas da doença e a ‘cura microbiológica’, que é quando o organismo eliminou totalmente o vírus, algo que pode demorar mais para acontecer”, disse Hamilton ao explicar que isso varia muito de pessoa para pessoa.
“Essa é uma doença grave, onde o vírus pode permanecer na boca e no nariz por tempo prolongado, sem agredir mais o paciente, mas ainda com potencial de transmissão ‘”, explica.
Ao sair, o paciente se disse, emocionado, que jamais irá esquecer da equipe que cuidou dele durante os últimos dias. “Minha gratidão eterna a esses anjos que não me deixaram um minuto sequer sozinho, que cuidaram de mim com toda dedicação e cuidado, obrigado”.
Fonte: G1