Anúncios
Uma grande e forte frente fria passa sobre São Paulo nos próximos dois dias e deixa todo o estado em alerta para temporais. Além da chuva forte, esta frente fria vem trazendo uma massa de ar frio de origem polar muito forte que vai fazer a temperatura despencar. A sensação de frio será grande até o domingo. A capital paulista deve registrar as mais baixas temperaturas de 2020 até agora e o grande volume de chuva esperado para o litoral é preocupante.
Quinta-feira com chuva e frio
Nesta quinta-feira, 20 de agosto, a nova frente fria avança e provoca grandes áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo que causam temporais. A ocorrência de descargas atmosféricas também deve ser frequente principalmente na parte da tarde e da noite, inclusive na Grande São Paulo.
Anúncios
As pancadas de chuva com raios podem ocorrer também pelo interior e podem ser moderadas a fortes.
Rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h podem ocorrer em todas as regiões do estado de São Paulo
Anúncios
Ar frio
A temperatura cai muito em todo o estado durante esta quinta-feira por causa da chuva e da entrada do ar frio de origem polar. A sensação de frio deve ser intensificada pelos ventos e vai aumentando no decorrer do tarde e à noite. Na maioria das áreas do estado, incluindo a Grande São Paulo, o ar vai esfriando cada vez mais no decorrer do dia. Assim, as menores temperaturas desta quinta-feira devem ser observadas à noite, depois das 18 horas, e não ao amanhecer como é o normal.
Chuva forte e mais frio na sexta
A sexta-feira,20, promete se um dia com grande sensação de frio no estado de São Paulo e a chuva preocupa. Ainda pode chover de forma persistente e volumosa no centro-sul e leste do estado, incluindo a Grande São Paulo e o litoral.
A temperatura fica baixa o dia todo e a tarde de sexta pode ser a mais fria do ano até agora na cidade de São Paulo.
Alerta para muita chuva no litoral paulista
Os maiores volumes de chuva durante a passagem desta frente fria devem cair sobre o litoral de São Paulo. É importante também ressaltar que a chuva além de forte é duradoura e os volumes ficam elevadíssimos e o acumulado para os próximos 3 dias deve passar dos 200 mm.
Na quinta-feira, 20, os acumulados variam entre 50 mm a 60 mm. Na sexta-feira, 21 de agosto, a chance de chuva forte aumenta e o volume apenas desta sexta-feira pode se aproximar dos 90 – 100 mm mm em vários locais do litoral paulista.
No sábado, a chuva já não deve acontecer com forte intensidade na maior parte do dia. No entanto, acontece chuva moderada no período da madrugada e manhã nas áreas da Baixada Santista e o litoral norte.
Ao longo da tarde e da noite a chuva acontece de forma frequente e há ainda o risco de deslizamento de terra e alagamentos, por conta dos acumulados elevados nos dias anteriores que vai deixar o solo encharcado.
Risco de deslizamento
Além da chuva forte, é importante avisar a população que há risco de deslizamentos de terra, alagamentos e queda de energia com a chuva forte e a intensa atividade elétrica. Além disso, o mar fica muito agitado e a altura das ondas diminui até o final do dia, variando entre 2,5m até 1,8m .
Fonte: Climatempo