20 abril, 2024

Últimas:

OTAN diz que negocia fim de disputa no leste do Mar Mediterrâneo; Grécia nega acordo com a Turquia

Anúncios

A Aliança Atlântica disse encabeçar uma negociação junto a Grécia e a Turquia nesta quinta-feira (3) para pôr fim à crise instaurada pelos dois países que disputam o controle de uma parte da região leste do Mediterrâneo, rica em petróleo. O governo de Atenas nega um acordo.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) Jens Stoltenberg disse em um comunicado que, após discussões com os líderes gregos e turcos, eles concordaram em manter negociações técnicas na instituição para diminuir a tensão militar e reduzir o risco de incidentes.

Anúncios

“A Grécia e a Turquia são dois aliados valiosos e a OTAN é uma plataforma importante para consultas sobre todas as questões que afetam a nossa segurança comum”, escreveu Stoltenberg.

Pouco após a divulgação do comunicado da OTAN, o chanceler grego Nikos Dendias disse a agência de notícias France Presse que o acordo anunciado “não corresponde com a realidade”.

Anúncios

“A diminuição da tensão somente irá acontecer com a retirada imediata de todas as embarcações turcas da plataforma continental (território marítimo) da Grécia”, disse Dendias.

O Ministério de Relações Exteriores da Grécia disse em nota que Dendias viajará nesta sexta-feira (4) para Nova York para se encontrar com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a situação do leste Mediterrâneo.

Descoberta de petróleo

Ambos os países mantêm uma disputa por fronteiras marítimas e depósitos de petróleo no leste do Mar Mediterrâneo, e protagonizaram uma séria escalada militar.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, pediu a Ancara e Atenas na quarta-feira (2) que os países reduzissem as tensões. Segundo ele, os dirigentes dos dois países vizinhos “deveriam sentar-se e iniciar discussões sobre tudo isto e encontrar soluções diplomáticas”.

“Não faz sentido aumentar as tensões militares na região, só pode resultar em coisas negativas”, disse Pompeo.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Exposição convida público a refletir sobre intolerância e liberdade religiosa

Exposição convida público a refletir sobre intolerância e liberdade religiosa

19/04/2024

Organizada por três mulheres negras, a artista Kelly Reis, a curadora Maria Luiza Meneses e a...

Categorias