Anúncios
Funcionários da Nasa comemoram a manobra da sonda Juno na órbita de Júpiter (Foto: Reprodução/Nasa)
Pesquisadores da Nasa comemoraram com aplausos e abraços o momento em que a sonda espacial Juno entrou na órbita de Júpiter, na madrugada desta terça-feira (5) – após viajar quatro anos e 11 meses pelo Sistema Solar.
Os cientistas planejam usar o satélite para compreender melhor o interior do planeta. Eles acreditam que a estrutura e a química de Júpiter podem dar pistas sobre como o planeta gigante se formou, cerca de 4,5 bilhões de anos atrás.
Anúncios
Cada vez que se aproximar mais do planeta, Juno usará seus oito sensores remotos – além de sua câmera – para ver as diversas camadas de Júpiter, medir sua composição, temperatura, movimento e outras propriedades.
Uma sequência de sons transmitida pelo veículo confirmou que a arriscada manobra de 35 minutos para entrar na órbita de Júpiter tinha saído como o planejado.
Anúncios
Pouco depois, a Nasa divulgou os ruídos feitos pela sonda no momento em que ela cruzava o choque em arco (região entre a magnetosfera de um planeta e o meio interestelar) e ao entrar na magnetosfera de Júpiter (onde o movimento de partículas no espaço é controlado pelo que está acontecendo dentro do planeta).
Fonte: G1