Anúncios
Na noite da última segunda-feira (11), no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu (OSMB) realizou o último ensaio antes de sua apresentação no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que será neste domingo (17).
O ensaio contou com a presença do flautista Ransom Wilson reconhecido internacionalmente como um dos maiores flautistas de sua geração. O músico está pela oitava vez no Brasil e veio até Botucatu pela primeira vez para realizar o ensaio com a OSMB, antes da apresentação em Campos.
Anúncios
“É a primeira vez que toco com a Orquestra de Botucatu. Estou muito empolgado. Ouvi falar muito bem da Orquestra, considerada uma das melhores do Estado de São Paulo”, enfatiza Wilson.
O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é uma realização do Governo de Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp, realizado de 2 a 31 de julho de 2016. Em 47 anos de história, este evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina.
Anúncios
A Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu irá se apresentar às 12 horas, no palco oficial, montado na Praça do Capivari. Ela conta com 36 músicos distribuídos em instrumentos de cordas, sopros e percussão, e que estão sob a regência do maestro peruano Fernando Ortiz.
Atualmente, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão tem um público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de 3 mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.
Sobre o flautista
Ransom Wilson graduou-se na Juilliard School, em 1973. Passou um ano em Paris como estudante privado de Jean-Pierre Rampal. Em 1976 deu o seu concerto oficial de estreia em Nova Iorque, com Rampal como seu artista convidado. Conseguiu um contrato de exclusividade logo depois com a Angel / EMI, juntamente com performances extensas em todo o mundo.
Ransom Wilson está se transformando cada vez mais para uma carreira na direção de orquestra e ópera. Fundou a Solisti New York Orquestra em 1981, com o qual apareceu como condutor em centenas de concertos e gravações. Mais recentemente conduziu duas produções no New York City Opera. Desde 2006 tem sido um membro da equipe do musical no Metropolitan Opera. Além disso é diretor artístico e maestro do conjunto Le Train Bleu, que recebeu elogios por sua performance de estreia na Galapagos Art Space, em Nova York.
Sr. Wilson é professor de flauta na Escola de Música, Maestro Principal da SUNY Purchase Conservatório de Música da Universidade de Yale, e tem sido um artista da Chamber Music Society of Lincoln Center desde 1991.
Como educador, ele leva regularmente master classes no Conservatório de Paris, Juilliard School, Moscow Conservatory, Universidade de Cambridge, e outros. Formado pela Juilliard School, ele era um estudioso Atlantique Foundation, em Paris, onde estudou em particular com Jean-Pierre Rampal. Sua carreira de gravação, que inclui três indicações ao Grammy, começou em 1973 com Jean-Pierre Rampal e eu Solisti Veneti. Desde então, ele já gravou mais de 30 álbuns como flautista e/ou condutor.
Fonte: Prefeitura de Botucatu