Anúncios
O SeaWorld anunciou nesta sexta-feira que a orca Tilikum, que estava envolvida na morte de três pessoas, incluindo sua treinadora, morreu. Segundo a “CNN”, o animal tinha idade aproximada de 35 anos.
“É com um coração partido que compartilhamos a triste notícia da morte do Tilikum, uma das mais conhecidas orcas do SeaWorld Orlando. Tilikum tem sido um membro amado da Família SeaWorld há 25 anos e tocou a vida de milhões. Ele vai sentir muita falta da família SeaWorld, assim como das muitas pessoas que ele inspirou”, informou o parque em nota.
Anúncios
Tilikum era uma das orcas mais famosas do parque, e alvo de diversas campanhas para que fosse libertada. Ela matou a treinadora Dawn Brancheau, de 40 anos, no parque SeaWorld de Orlando, na Flórida, em 24 de fevereiro de 2010, quando a atacou. Tilikum também estaria envolvido em duas outras mortes, segundo o documentário “Blackfish”.
Da treinadora Keltie Byrne, que caiu num tanque onde ele e outros dois animais estavam em 1991, e do visitante Daniel P Dukes, em 1999. Este último entrou no parque à noite, mergulhou numa piscina e seu corpo foi encontrado na boca de Tilikum no dia seguinte.
Anúncios
Tilikum numa apresentação no SeaWorld (Foto: Divulgação)
O SeaWorld tem sido duramente criticada desde o lançamento, em 2013, do documentário. O filme mostra como animais são capturados ainda bebês e vivem em tanques pequenos. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, o parque perdeu metade de seu valor de mercado desde então.
Em março a empresa anunciou que não terá mais orcas em seus parques. Os animais que estão atualmente em cativeiro não se reproduzirão e, quando morrerem, não serão substituídos.
Tilikum morreu aos 35 anos de idade (Foto: Divulgação)
A orca estava envolvida na morte de três pessoas (Foto: Divulgação)
Fonte: Extra